domingo, 13 de agosto de 2023

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



       ESCRITA EM TRÊS MARÉS....


     É de indiscutível prejuízo para a economia olhanense a saída desta cidade para os Estaleiros da Mitrena (Setúbal) da «Sun Coast», a única empresa em Portugal que desde 2015 de embarcações movidas a energia solar. A exigência de maiores instalações face ao crescimento desta unidade fabril, com 80% do produto destinado à exportação e de mais mão de obra qualificada determinaram esta decisão que se lamenta pelo que a «Sun Coast» representava para a vida industrial concelhia, até pela inovação tecnológica.

     - - - - - 

Os olhanenses, em situação económica vulnerável podem solicitar o apoio para a aquisição de medicamentos. Trata-se de um avanço social, de elevada valia, que resulta do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Olhão e a Associação «Dignitate», no âmbito do projecto ABEM (Rede Solidária do Medicamento). Plena de sentido e de veracidade o que foi afirmado pela Autarquia: «Não queremos que nenhum olhanense tenha que se confrontar entre a escolha de comer ou de fazer a sua terapêutica». 


   - - - - -


      Gustavo Ramos, o jovem olhanense, que é um dos mais cotados nomes do futebol português e que tanta «tinta» fez correr nesta «janela de transferências» é jogador do cotado clube europeu, o francês PSG (Paris Saint German), O acordo com o Sport Lisboa e Benfica, onde Ramos se encontrava desde os 12 anos, alcançou-se, torneando as exigências da UEFA (União do Futebol Europeu)no âmbito do «Fair Play Financeiro», com o empréstimo até Junho de 2024 por 20 milhões de euros e  a posterior compra num negócio que pode atingir os 80 milhões de euros. A concretização de todos os sonhos de mais um moço nascido na Cidade Cubista e em plena ascensão no mundo futebol. Que aconteçam é o que lhe desejamos!


                                                                                     JOÃO LEAL

 

Sem comentários: