domingo, 2 de novembro de 2025

CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL

 CADEIRAS ORTOPÉDICAS PRECISAM-SE COM URGÊNCIA

       Infelizmente, por razões de debilidade física já que os anos não perdoam, tenho sido um cliente, com elevado índice de frequência, dos Serviços de Urgência do CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve). Bom atendimento em todas as áreas (consulta médica, radiologia, enfermagem, etc.) pelo que estou grato aquela unidade hospitalar.
      Só que, e o que muito sinceramente lamento é que após concedida a desejada «alta» começam os difícílimos problemas de encontrar, pasme-se, uma cadeira ortopédica que nos conduza ao exterior do imóvel e apanharmos o veículo de retorno a casa («home, sweet home»).
      Tal como acontece com a insuficiência de macas / camas, uma queixa permanente das tripulações das ambulâncias, cadeiras de rodas são «agulha no palheiro». Pese a boa vontade de enfermeiros e do pessoal auxiliar, a par dos acompanhantes dos assistidos, encontrar o desejado veículo é uma sorte.
       Connosco, nesta última ida ao CHUA, obtida a «alta» aguardámos 1h 15m para que a desejada cadeira ortopédica surgisse e com o compromisso assumido de a devolver à profissional que a estava aguardando com doente à espera.
        Ora a cadeira do tipo falado custa, no supermercado pouco mais de 200 euros. Aqui lança-se um pedido a cidadãos individuais, municípios (porque o Hospital de Faro é utilizado por gentes de todo o Algarve), AMAL (Associação de Municípios do Algarve), RTA, clubes rotários algarvios, etc.
        Vamos dotar o mais importante instituto hospitalar da nossa Região com as cadeiras ortopédicas que ora faltam? Um generoso apelo que aqui lançamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário