CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL
A JOVEM FARENSE JOANA SANTOS, CAMPEÃ MUNDIAL DE JUDO
Sofrendo de uma deficiência auditiva uma jovem nascida nesta «Terra de Santa Maria», de seu nome Joana Santos, reconquistou o título de vencedora dos Jogos Superolímpicos (menos 57 kgs) em judo. Dotada de grande espírito de luta e iniciativa, venceu em Tóquio, cidade onde decorreram estes jogos, o seu repetido triunfo represente um exemplo magnífico de integração social e do rejeitar de «histórias do Velho do Restelo» e de um verdadeiro caminho a prosseguir.
A moça farense repetiu o êxito alcançado há três anos no Brasil, vencendo na final ocorrida na capital nipónica, atleta da Turquia Busa Tuis, num feito único na história desportiva algarvia.
Aliás, cinco medalhas de alto gabarito mundial esmaltam o peito da «farense, campeã dos Jogos Superolímpicos para Deficientes», alcançadas em Taipé (-63 kgs. - ouro), Sofia (prata, 2023) e Saumen (Bronze - 2013), numa carreira invejável e digna dos maiores elogios.
Nestes Jogos Superolímmpicos para Atletas com Deficiência, decorridos em Tóquio, participaram três mil praticantes, o que confere um ainda maior valor ao feito de Joana Santos.
Faro e o Algarve estão de parabéns. Não é todos os dias que se consegue um feito como o desta farense.
Sem comentários:
Enviar um comentário