terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

COSTOLETAS DE 53/54

(1º ano 1ª turma de 53/54)

LEMBRANÇAS DA ESCOLA

Lembro a minha adolescência na Escola Comercial e Industrial de Faro como se fosse hoje

Recordo e revejo as portas de entrada, cá em baixo para os Professores e lá em cima para os alunos, o pátio onde ficavam sediadas as oficinas do curso de Montadores Electricistas, as Oficinas do Ciclo Preparatório de Carpintaria e de Serralharia, as casas de banho e o pátio de baixo onde o Professor Américo algumas vezes nos punha a jogar andebol (foi dali que o João Cuco jogou a bola para o jardim da Alameda), ali ao lado das Oficinas do Curso de Serralheiros do Mestre Olívio

Entramos no núcleo principal do edifício, depois de termos descido as escadas do pátio de cima, passamos em frente ao Ginásio, que fica à direita, à esquerda uma bica para beber água, e lá estava de plantão o contínuo Armando. Mais à frente fica a porta de entrada para as aulas

Passamos a porta e à direita lá estão os cabides onde a contínua Libânia nos pendurava os cestos com o almoço e também os casacos. Viro à direita, passo a secretária da contínua Libãnia e subo ao primeiro andar, sala 18. Foi aí que tive as aulas do primeiro ano primeira turma e recordo que os primeiros a chegar fui eu e o Zé Júlio..

Os alunos eram:

Chefe de turma: CÉLIO MARTINS SEQUEIRA

José Bartílio da Palma,
Luís Rebelo Guimarães
Herlander dos Santos Estrela
Reinaldo Neto Rodrigues
António Inácio Gago Viegas
Humberto José Viegas Gomes
Manuel Cavaco Guerreiro.
Joaquim André Ferreira da Cruz
João Baptista
José Mateus Ferrinho Pedro
José Vitorino Pedro Rodrigues
Ivo
Francisco Gabriel Carvalho Cabritas
João António Sares Reis
Fernando Manuel Moreira
António Manuel Ramos José
Francisco Paulo Afonso Viegas
Manuel Geraldes
João Manuel de Brito de Sousa
Jorge Manuel Amado
João Vitorino Mendes Bica
Carlos Alberto Arrais Custódio
José Júlio Neto Viegas
Manuel
João dos Santos
José Pedro Soares
José Marcelino Afonso Viegas

Os professores eram: a Português ? , a Ciências Naturais a Drª Conceição Sintra, a Matemática a Drª Suzete, a Desenho D. Fernanda e a Trabalhos Oficinas de carpintaria o Mestre Mário e Mestre Roseta e Oficinas de Serralharia os Mestres Damião e Cruz.
As notas do primeiro período foram, Português 10, Ciências 8, Matemática 8, Desenho 9 e Trabalhos 9 .
Desta turma lembro os bons desenhos do Jorge Amado, os bons desempenhos académicos do Joaquim André Ferreira da Cruz, do Herlander Estrela, do Francisco Paulo Afonso Viegas, o Quicas, do Carlos Alberto Arrais Custódio, do João Vitorino Mendes Bica...e na porrada, do Reinaldo Neto, do João dos Santos de Santa Luzia, do Ivo de Olhão e do Zé Pedro Soares da Fuzeta .
Recordo esta época com saudade da rapaziada e dos professores. Havia uma grande solidariedade entre nós, tipo antes quebrar que torcer, tal qual como diz Daniel Sampaio no seu “Voltei à Escola”. Ainda hoje somos amigos, apesar de, alguns de nós, já não nos vermos há mais de cinquenta anos. Houve muitos bons momentos e alguns maus também. Mas o balanço foi positivo.
Ao sábado havia práticas de Mocidade Portuguesa. E o nosso Comandante de Castelo era o Zé Pudim Paixão.

João Brito Sousa

CRÓNICA DE WASHNGTON ( I )


Com a história que a seguir conto, quero recordar um grande,
grande amigo, já colega da primária em MAR e GUERRA e

costeleta como eu na Escola.

Esse HOMEM GRANDE é o CARLOS ALBERTO DO BRITO LOURO RODRIGUES, que já nos deixou, mas que foi um grande amigo e grande HOMEM.


QUE DESCANSES EM PAZ MEU AMIGO.
Diogo Costa Sousa

O PALHAÇO RICO E O PALHAÇO POBRE

Uma historia comigo passada numa aula de festa no meu primeiro ano primeiro período
No primeiro ano; caloiro;
No primeiro período, na grande escola, para mais de quem vinha do campo como eu, tudo era para explorar, investigar, meter o nariz indagar enfim...
As aulas de festa era coisa nova para mim….tinha amigos da primaria que já lá andavam, o BERNARDO ESTANCO, o saudoso CARLOS LOURO, o BRITO DE SOUSA e talvez outros mas ..

Estes de certeza . E o melhor para explorar a coisa era segui-los . La’ fui ver uma aula de festa da turma do Carlinhos Louro, meu amigo e protector até aquela altura…Salvo erro o professor era o Dr. UVA
A Festa gerava-se na maior parte a volta da figura de dois palhaços, o rico , o CARLINHOS e o pobre, o nosso amigo RABECA e um acordeonista que creio era o Bica, aqui posso estar enganado…o que não esqueço foi a partida que me pregaram.
Fui escolhido entre os presentes para vitima dos senhores palhaços que alem de tudo mais também eram ilusionistas
Eu tinha uma confiança desmedida no CARLINHOS,…o RABECA , eu conhecia-o bem como jogador de TABUINHA nos corredores….nada me fazia prever o que estava para mim guardado por aqueles safados
Praticaram em mim o tal trabalho de ilusionismo que consistiu em fazer desaparecer um objecto, neste caso um ovo cru que me puseram debaixo de uma boina, não creio que fosse minha….o RICO preparou a cena, veio por detrás o pobre inspeccionar a obra e claro, não precisou muito, partiu o ovo que me escorreu pela cara abaixo.
Ainda hoje me rio de mim mesmo naquela figura……essa praxe desapareceu da nossa escola

Um abraço costeleta
DIOGO