quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

RELEMBRANDO O JORNAL "A AÇOTEIA"

(rua do comércio em OLHÃO)

Título do Artigo Publicado:

O que Invejo nas Aves

O que invejo nas aves são as suas asas, a sua liberdade.
Hoje estar aqui, amanhã cruzando o céu numa velocidade vertiginosa, estar acolá, naquele monte, bebendo a água que atravessa a planície.
Depois elevar-me, subir nu8m vôo de piruetas, juntar-me às outras aves e admirar a obra do homem, que cá em baixo segue apressado, sempre a correr.
Voar mais, muito mais, ver novos horizontes, novas terras, novas gentes, desfrutar de paisagens maravilhosas, bater as asas e desafiar o vento, voar, voar muito, percorrer vales, montes sem fim, saudar o sol mais de perto.Enfim voar.

Mário Proença

IN Açoteia nº 5 - Março 1963

(recolha de Rogério Coelho)

QUEM ERA MELHOR?

(o júlio piloto era assim...)
QUEIXINHO ou JÚLIO PILOTO

O Queixinho, melhor o Bernardino Martins e o Júlio Piloto, eram dois bons executantes de futebol e ambos jogaram na equipa principal da Escola.

Se bem me lembro, o Bernardino jogava à esquerda, na ponta, e o Júlio Piloto à direita mais recuado, ali para os lados de defesa/ médio.

Era no tempo que a Escola tinha uma boa equipa com o João Malaia, Júlio Piloto, Caronho, Julião e João Pinto Faria; Zeca Bastos e Xavier; Nuno, Eugénio, Jacinto Ferreira e Zé Félix.

Fiquei com a impressão, não sei porquê nem como, que, quando jogava o Júlio não jogava o Queixinho. Não sei como nem onde é que fui buscar isto. Falei nisto ao Zé Félix que diz não se lembra de ver jogar o Queixinho.

Nesta equipa da Escola, não coloco o Parra nem o Poeira, nem o António Barão porque não os vi jogar. Vi o Barão jogar andebol e futebol na TAP.

Mas para mim o melhor de todos a jogar a bola foi o Zé Gonçalves.

Quem dá ai mais uns empurrões nisto?

João Brito Sousa

QUEM SE LEMBRA DELES ?

(amendoeiras em flor em Pechão)
SOTERO, SANCHO CABRITA E O ZÉ PEREIRA

O Sotero e o Cabrita eram irmãos. Creio que já faleceram.. O Sotero trabalhou na TAP e era poeta, mais do tempo do Casimiro de Brito. O Cabrita foi meu colega de turma no 1º ano do Comércio enquanto o Sotero andava um ano à frente.

O Zé Pereira era da indústria e alinhava com os dois manos. Um dia apareceu lá na escola com uns chifres de carneiro na cabeça. Mais tarde em LISBOA, encontrei-o ali para os lados do Corte Inglês. Creio que era enfermeiro.

É bom não confundir este Zé Pereira, enfermeiro, com o outro José Pereira, também enfermeiro, que simpatizava muito com uma colega nossa. O primeiro Zé Pereira parece que não tinha tempo para isso.

Os manos Sotero e Sancho Cabrita, nos intervalos das aulas, refugiam-se ali para as traseiras, perto da cantina, a falar uma linguagem que só eles entendiam.

Encontrei o Sancho mais tarde em Lisboa, estávamos eu e o António Viegas no restaurante Índia, apareceu o Sancho que estava a trabalhar na Suíça.

O Sotero vi-o algumas vezes ai para os lados de Pechão, andava a pé,

Nunca mais os vi.

João Brito Sousa.

HISTÓRIAS DE OUTROS TEMPOS


OS VÁRIOS CARGOS DO Dr. Uva.

Dos vários a cargos que o Dr. Uva desempenhou na Escola, um deles foi o de professor de Francês. Talvez reminiscências da sua estadia na 1ª Guerra Mundial., onde os Franceses e Ingleses comiam as nossas conservas como leões e os Portugueses sem umas rodelas de cebola e uns pingos de vinagre não conseguiam.

A Francês o Dr. Uva, trazia um gramofone para a aula. É claro, em Faro falava-se a língua de Edith Piaf e Maurice Chevalier


O Dr. UVA, o JUSTO SOUSA e o ZÉ CONTREIRAS.

Diz o Dr. Uva, venha cá o Sr. Sousa, o Soisinha. Quem, eu?? .. Mas, mas eu??...diz o Soisinha . Sssim, vai já!!!.. diz o Zé Contreiras. E o Dr. Uva diz para o Soisinha, Tome lá dois mil e quinhentos e vá ao Sr. Dinarte, compre uma letra para Quinhentos Escudos. Já sabe, .. o selo é 2%, mais o custo do impresso, ainda sobra dinheiro...e diz o Sousinha, Mmmmas, Dinarte, será nome de .. gente ?!!! E o caminho para lá, se eu só sei o caminho do Apeadeiro de S. Francisco para aqui!!! e diz o Dr. Uva, já sabe, é na Rua da Marinha, ao lado do Hotel Aliança!!! E diz o Contreiras, Vvvai, pa!!!; È a Tabaqueira!!! E diz o Dr. Uva, para o Soisinha, olhe passe ainda pelo Banco de Portugal e traga uma proposta, e diz o Soisinha.. proposta??.. mas de quê.. coisa esquisita e diz o Contreiras para o Soisinha Pedes uma proposta de desconto é para uma reforma (papel comprido)

FIM DA AULA PRÁTICA.


Recolha de

João Brito Sousa