quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

UM COSTELETA QUE PARTIU

(interior da Igreja do Carmo)

AAAETCABREIRA APRESENTA SENTIDOS PÊSAMES À FAMÍLIA
(primeiras mensagens)
FALECEU O

CARLOS ALBERTO MARTINS SANTOS, gerente do BPA

Carlinhos Santos foi um garnde amigo e foi colega lá na Escola COMERCIAL

Carlos... nunca me esquecerei de ti

FALAVAS-ME TANTO DAS TUAS VIAGENS, SERÁ QUE ESTA FOI A ÚLTIMA?

Até já campeão.
João brito SOUSA



FROM WASHINGTON
do DIOGO TARRETA

Para um amigo que partiu .


Lembraste AMIGO, quando recebiamos o PRE’ em SACAVEM e Iá íamos ao “COME E BEBE” ali perto da sede do BENFICA ,e, comiamos sentados ao balcão? O meu era maior que o teu, ainda hoje não sei porque’!

Ganhava-te por um pudim! E riamos! Riamos, fazíamos uma festa com a historia.

Com o caracas, ganhei-te hoje outra vez….

Mas hoje eu não queria .

A vida e’ assim, nem sempre e’ justa

ADEUS AMIGO
DIOGO

OS MONTANHEIROS DE MAR E GUERRA

(a nossa Escola)
O primeiro aluno da D. HELENA a ir da escola de MAR e GUERRA para a ESCOLA COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FARO, foi o meu primo SEBASTIÃO de BRITO, hoje empresário agrícola, regressado de França, onde esteve vinte anos e a residir actualmente nos Braciais.

Depois creio que foram o JOSÉ DO CARMO ELIAS MORENO, grande homem do desenho, Engº da Marinha Mercante e técnico superior da Lisnave, reformado, com residência em Quarteira ou Faro. Conhece nove milhões e meio de pessoas em PORTUGAL.

BERNARDO ESTANCO DOS SANTOS, engenheiro de electrotecnia e máquinas, reformado a residir em Faro Nunca faltou a nenhuma festa da Escola. Conhece nove milhões de pessoas em Portugal. Foi parceiro de carteira do costeleta DIOGO COSTA SOUSA e foi o primeiro aluno a chegar `a escola primária em MAR e GUERRA sem boina na cabeça..

MARIA DA GLÓRIA MADEIRA, filha do senhor Joaquim Madeira, possuidor do único automóvel que naquele tempo havia no sítio dos Braciais, primeiro um Citroen preto, arrastadeira e depois um Humber.

MARIA ESMERALDA BOLAS, irmã do Mateus Bolas e cunhada do Zé Elias Moreno.

CARLOS ALBERTO DO BRITO LOURO RODRIGUES, talvez o melhor aluno da D. Helena na primária . Licenciado em contabilidade. Falecido.

JOSÉ DIAS RAFAEL, industrial da agricultura em MAR E GUERRA..

JOÃO MANUEL DE BRTO DE SOUSA, autor destas linhas e reformado do ensino superior.

DIOGO COSTA SOUSA, funcionário superior da Mercedes felizmente no activo. Reside em WASHNGTON. É PAI do costeleta o ENGº aero espacial João Paulo Sousa.

JOSÉ DUARTE MARTINS BAPTISTA, falecido, o primeiro homem de Mar e Guerra a possuir telemóvel e que um dia me disse, João cuida de ti.

SUSANA MORENO, ilustre professora reformada .

MIGUEL DAMASCENO DE JESUS BRITO, jogador de futebol do Farense e corria os cem metros em 11 segundos. Nas corridas o MIGUEL era o maior
JOAQUIM DOMINGOS DO CARMO MADEIRA, engº de máquinas e industrial de seguros.

JOSÉ MAMUEL DE BRITO LOURO RODRIGUS, Engº de Máquinas na CP, Reformado a residir em Santa Bárbara de Nexe.

ANTÓNIO JOSÉ DE BRITO LOURO RODRIGES, Eng de máquinas reformado dos TLP.

Outros...
FRANCISCO LÚCIO DE JESUS GABADINHO, grande industrial de restauração em Setúbal e um dos melhores alunos a matemática de tdos os tempos na Escola.
JOSÉ FRANCISCO DE JESUS GABADINHO, aluno de vinte a matemática, grande profissional da Banca, BPA/ Reformado e industrial de restauração em Setúbal.

Todos estes costeletas honraram a nossa Escola, colocando no seu posto de trabalho os ensinamentos do Mestre Mendonça ou do Mestre Olívio, se alunos da Indústria ou os ensinamentos do Dr. Uva ou da Drª Florinda se do Comércio.

Hoje que se fala muito de educação, na dificuldade da aproximação do aluno ao professor, nomeadamente no ensino secundário, direi que nós também fomos uns bons sacanas para os nossos professores .

Todavia parece que tínhamos alguma coisa de diferente, aspecto que deixo à consideração de algum técnico de educação que ande por aí.

De todos estes alunos da escola primária de Mar e Guerra, que passaram depois pela Escola Comercial e Industrial de FARO, são pessoas, todas elas, que triunfaram na vida, o que me dá uma satisfação especial porque faço parte do grupo.

Foi muito importante para nós, rapaziada do campesinato, a integração na cidade e o apoio dos nossos professores. Já recordei aqui no blogue essa figura ímpar de professor que foi o Dr. Jorge Monteiro.

Hoje, gostava de recordar, a figura da Drª Cândida, professora de francês com quem muito aprendi, não só do ponto de vista académico mas também do ponto de vista da formação do homem que hoje sou.

MONTANHEIROS COMO EU, QUERO AQUI A VOSSA HISTÓRIA. PESSOAL DE QUELFES, POÇO LONGO, MONCARAPACHO, PECHÃO, LUZ, TAVIRA, VILA REAL, FONTAINHAS, MESSINES...
João Brito Sousa