quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LÍDIA MACHADO; CONVIDADA E ESPOSA DE UM COSTELETA


Recebi este texto de uma amiga, a LIDIA MACHADO, minha convidada e esposa de um costeleta, o António Machado de Vila Real de Santo António.

Porque é uma grande mulher, daquelas que não vergam e porque é culturalmente competente e amiga do blogue, tem, aqui, sempre que queira colaborar, um espaço à sua disposição.

Lídia amiga, OBRIGADA POR TERES VINDO..

Muito boa noite, Exmo. Senhor João Brito de Sousa
Por LÍDIA MACADO.


Aceitando tão nobre convite formulado pelo Exmo. Senhor João Brito Sousa e, não sendo eu costeleta comecei por dar voltas aos meus "alfarrábios" tentando encontrar alguma coisa de interesse para todos nós e... consegui !

JOSÉ DE CAMPOS COROA

Em 25/11/1981, o Conselho Pedagógico da Escola Secundária Tomás Cabreira deliberou, por unanimidade, louvar o Professor José de Campos Coroa, nos termos propostos pela Comissão Directiva, a que presidia então o Professor Francisco St. Aubyn:"Com 42 anos dedicados exclusivamente ao Ensino, foi no passado mês de Outubro desligado do serviço para efeitos de aposentação, o Professor Dr. José de Campos Coroa. Ao longo da sua vida soube manter a elegância, a dignidade e a simplicidade de tratamento fazendo amigos por onde passou. A sua contribuição para a causa pública, nomeadamente como gestor da Escola de Vila Real de Santo António, então em fase de arranque, grangeou-lhe justa fama e consideração no meio algarvio.

Tendo iniciado funções na então chamada Escola Industrial e Comercial de Faro, no ano lectivo de 1938-39 e tendo atingido o tempo para reforma na mesma Escola, agora chamada de Secundária Tomás Cabreira de Faro, quis o Conselho Pedagógico deste estabelecimento de Ensino prestar um tributo de gratidão e de sincero reconhecimento pela obra de Professor inteligente e prestimoso e de cidadão impoluto e servidor da sua Pátria e suas gentes, realçar a figura do educador dedicado tomando a sua profissão como razão e objectivo de uma filosofia de vida apontada para valores de dignidade, humildade, compreensão e espírito de sacrifício que hoje devem ser linhas de força do agir e do sentir dos que amam a Pátria.

A Direcção da Escola Secundária de Tomás Cabreira, por proposta do Conselho Pedagógico louva o Professor Dr. José de Campos Coroa pela forma zelosa, cumpridora e digna como desempenhou o seu magistério ao longo de 42 anos e pede licença a V. Exª, Senhor Director Geral do Pessoal, para sancionar e tornar pública essa deliberação."

Aceite os meus respeitosos cumprimentosLídia Machado

MEU COMENTÁRIO

Muito obrigado Lídia pelo excelente documento que nos fizeste chegar. É de toda a justiça trazer aqui a memória do Dr.. Zé Coroa.

QUEM SE LEMBRA DELE...


HENRIQUE JOSÉ PIRES DA CRUZ
Por João Brito Sousa

Foi um bom aluno na Escola Comercial e Industrial de Faro. Faleceu jovem e confirmou-se “ QUE OS BONS PARTEM CEDO”.

Natural de S. Brás de Alportel, muito bom rapaz, o Caronho diz até que ele era muito bom moço. E o Zeca Bastos idem. Pessoalmente, recordo-o com ermoção porque foi um que nos deixou. Ficou a saudade.

Era keeper de andebol e dos bons, na linha dos bons guarda redes de andebol que a Escola tinha.. E eram o Palminha, o João Vitorino Bica, o Lima, o Alfredo Teixeira, o Pires da Cruz, o Soromenho, o Canseira, o Tony Casaca, o Quinito, o Ferreira, o Rita, o Horácio...

Dos piores foram eu, Brito de Sousa e o Azinheira.

O melhor de todos, para mim, foi o Alfredo Teixeira que não teve as oportunidades que deveria ter tido. Era um miúdo de uma fibra inesgotável. Dava tudo e era destemido como um raio. Nunca vi um puto igual ao Alfredo. Qual é o problema? Porrada, jogar à bola, corrida a pé ou de bicicleta, ginástica, Cristo, Argolas, cavalo, ténis de mesa ou de campo, tudo, mas tudo, vamos embora e é para ganhar

Como guarda redes de andebol era assim. Concentrado e mãos na cintura e vamos a eles como “tarzões”. Alfredo Teixeira o maior.

PIRES DA CRUZ era a elegância, o charme e a simpatia. Bom jogador de andebol e de futebol da equipa da Escola. Jogava no meio campo com o Zeca Bastos e o Julião. Fazia aberturas de cinquenta metros a rasgar a defesa.. O interior do seu lado era o João Parra. Quando lançava a bola dizia, aí vai JOHN. À vezes dava golo. E quando dava golo abraçavam-se e o João Parra dizia para ele. Mr. Pires da Cruz. you the best of all. E riam-se muito...

COMENTÁRIO TRANSFORMADO EM POST


UM POST COM DOZE COMENTÁRIOS.

Por João Brito Sousa

Este post, colocado por mim, em 2008.09.22, obteve o seguinte comentário de um costeleta.

A Administração agradece e pede mais colaboração crítica, descomplexadamente.

Ab.

JBS

Aí vai o comentário,

Boa Noite,Sr. JBSousa

Compreendo o seu estado de espírito face aos comentários que fala. Como sabe, quem comunica está sujeito a ser mal interpretado, é normal.Deixando isso, aqui vai a resposta/comentário ao seu post de hoje.

UM POST- é geralmente avaliado consoante a interpretação do seu leitor e não daquilo que o autor pensou ou quis transmitir.

ESTRANHAMENTE- ou talvez não, o leitor não terá capacidade para avaliar o que leu. Por isso reage de maneira intempestiva.

VERDADEIRAMENTE- é uma honra para qualquer costeleta ter este magnífico e bem administrado espaço de comunicação, onde todos os que quiserem poderão e deverão colaborar.

PENSO- que todos os costeletas tal como todas as pessoas, umas mais do que outras, gostam de "palhetar". E porque assim é, também compreendo que devem pôr a preguiça um pouco de lado e, no mínimo, comentarem de forma sincera e construtiva o texto ou texto/s lidos.

ASSIM- informo que tenho a noção de quanto é difícil a quase obrigatoriedade de arranjar assunto para escrever "qualquer coisa" para o post do dia. Creia caro JBS, que muito sinceramente admiro essa sua faceta por vezes quase sacrifício.

POR ISSO- acho bem que solicite a disponibilidade dos costeletas que o possam fazer para que nosso barco continue a sua BELA navegação.

Cumprimentos
um costeleta