segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PARA DEBATE COSTELETA, Lídia e Manel Piorna incluídos

FRASE DE HOJE

“... nenhum de nós será alguma vez hospede de um mundo perfeito”
Baptista-Bastos, in o Cavalo a Tinta da China..

COMENTÁRIO

Sirvo-me da frase de hoje para alinhavar umas ideias sobre o que é um escritor. Vergílio Ferreira diz que um bom livro não é aquele que proporciona adquirir mais conhecimentos; é sim aquele cujo conteúdo nos torna uma pessoa melhor.

A literatura de Baptista-Bastos tem sido uma grande companheira de jornada. Descubro nela coisas maravilhosas que me põem a pensar. Até me revejo na canção do Zeca Afonso:” Vejam bem... quando um homem se põe a pensar.”

Descubro na literatura de Baptista-Bastos coisas que sabia que existiam mas que não sabia que as sabia.

A frase acima, deveria estar pendurada à entrada dos nossos gabinetes de trabalho, pois deveria tornar-se numa tarefa prioritária diária, o dever de todos contribuir para a construção de um mundo melhor..

Cada um de nós, com a sua arma profissional, deveria fazer isso. .Deveríamos fazer da canção, da literatura, das artes em geral e de outras actividades profissionais a nossa bandeira. O mundo terá de ser forçosamente melhor.

E Baptista-Bastos dá o seu contributo através do seu grande talento literário. Folheio uma sua obra ao acaso e leio frases como esta:

“ Ele possuía uma completa inaptidão para ser feliz, e o seu abismo definitivo poderia concentrar-se, talvez, no imenso vazio da sua vida...”

ou esta:

“... Hoje desembaraçamo-nos dos mortos o mais rapidamente possível. Retêmo-los na memória, e por pouco tempo: mortos e velhos incomodam... "

Por tudo isto considero Baptista-Bastos um grande escritor. Porque Baptista-Bastos, não descreve a porta mas descreve sim, o que se encontra por detrás dela, que é como ele define um escritor.

Escrever e imaginar são uma e a mesma coisa., diz ele ainda.

Gostava de ser escritor.

João Brito Sousa