sábado, 1 de novembro de 2008

HOMENAGEM


HOMENAGEM À ESCRITORA E POETISA E COSTELETA MARIA JOSÉ FRAQUEZA

JUNTA-SE PROGRAMA COM ALMOÇO (20 € cada) DA HOMENAGEM À NOSSA COLEGA, MARIA JOSÉ FRAQUEZA EM 15 DE NOVEMBRO PRÓXIMO

COSTELETAS NÃO FALTEM.

Conforme o noticiado, e por iniciativa da ASORGAL – Órgãos da Comunicação Social do Algarve, vai ter lugar no próximo dia 15 de Novembro – Sábado, de acordo com o seguinte programa:

- 09 horas – Missa de Acção de Graças na Igreja Paroquial da Fuseta;
- 10 horas – Sessão solene no Cinema Topázio na Fuseta;
- 12,h 30 - Bênção e Inauguração da Casa Museu Maria José Fraqueza;
- 13 horas - Almoço Convívio no Restaurante “Angélica” seguido de Animação Musical com artistas fusetenses, dirigidos pelo famoso cantor Domingos Caetano, representando a Associação Cultural Fusetense.

COMISSÃO DE HONRA:

Fazem parte da respectiva Comissão de Honra as seguintes entidades:
- Dra. Isilda Gomes – Governadora Civil de Faro.
- Sr. António Marques - Presidente da ASORGAL
- Verº Padre José Alberto Teixeira
- Verº Padre Dr. Júlio Tropa Mendes
- Enº Francisco Leal – Presidente da Câmara Municipal de Olhão
- Dr. António Pina – Presidente da Assembleia Municipal de Olhão
- Prof. Doutor. Vilhena Mesquita – Presidente da AJEA
- Dr. Gonçalo Couceiro – Director Regional da Cultura do Algarve
- Dr. Domingos da Cunha Ferreira Grilo – Director Regional de Educação do Algarve
- Sr. Carlos Soares – Presidente da Freguesia da Fuseta
- Dr. João Manuel Pires Manita – Presidente do Conselho Directivo da Escola João Lúcio
- Presidente do Conselho Directivo da Escola Tomás Cabreira
- Dr. João Barroso da Fonte – Do Jornal Poetas & Trovadores – Guimarães
- Dr. Jorge Ferro Rosa – Escola Secundária de Vila Real Santo António
- Dra. Mariana Fernandes – Elos Clube de Faro
- Sr. Francisco Cardoso - Presidente da Direcção do Sport Lisboa e Fuseta
- Sr. Domingos Caetano - Presidente da Associação Cultural Fusetense
- Sr. José Miguel Figueira – Assembleia Municipal da Freguesia de Fuseta
- Dr. José Luís Guedes de Campos - Vice Presidente Continental para a Europa
- Dra. Dina Lapa de Campos - Presidente da Direcção do Elos Cube de Faro
- Sr. Joaquim Teixeira - Presidente da Freguesia da Sé - Faro
- Sra. Gisela Alves Sinfrónio – Presidente da Direcção do Clube de Simpatia
- Sr. Adérito Escolástico Gaspar
- Profª Catarina Gaspar
- Artista Luís Guilherme cantor e compositor olhanense.


PUBLICAÇÃO DE


JBS

TEXTO EM HOMENAGEM À MARIA JOSÉ FRAQUEZA.


A MULHER ESPOSA
por João Brito Sousa


Este texto é oferecido com amizade A MARIA JOSÉ
FRAQUEZA, com um voto de reconhecimento por ter levado tão longe o nome da escola.



As mulheres esposa, surgem do matrimónio, resultado de uma relação de afectos bem conseguida e constituem por si só, um elemento preponderante e decisivo na dinâmica do sistema social em que se inserem. Há mulheres esposa se houver maridos, constituindo-se assim o casal.

Por definição, a figura central do casal, a quem a mulher esposa deverá amar, constituindo a sua obrigação primeira e acima de todas, é o marido. O amor conjugal é o amor verdadeiro carregado de dedicação e respeito. Neste campo, diremos que a mulher ama perfeitamente quando, deslumbrada por esse sentimento, perde a dimensão da realidade e fica certa que nenhum é mais forte nem mais belo do que o seu esposo.
Na Idade Média afirmava-se que o marido amava mais do que a mulher e amava com um amor mais nobre e distinto, uma vez que o marido estava para a mulher como o superior para o inferior, como o perfeito para o imperfeito, como aquele que dá para aquele que recebe, como o benfeitor para o beneficiado.
Mas amar o marido é uma atitude que poderá cair no âmbito de uma honrada submissão voluntária, mas, se a atitude de amar não for espontânea e voluntária, converte-se numa obrigação de amar o marido, condição que lhe é imposta como essencial derivada de ser esposa, revelando-se uma tarefa ingrata e marca de inferioridade.

A mulher é condenada a amar, de um modo total mas errado, num esforço contínuo de inadaptação a um amor que ela não tem para dar, constituindo-se como um objecto passivo deste suposto amor, que ela, apesar de tudo, deve fazer-se amar, para evitar que o marido a desconsidere, já que muitas vezes é pedido à mulher uma muda e total obediência.

Saber escolher uma boa mulher, ou, uma mulher bem preparada para o bom desempenho de esposa, parece-me ser a primeira dificuldade do candidato a marido e o primeiro pressuposto para se iniciar correctamente a vida matrimonial.

A tarefa não é fácil mas poder ser ultrapassada com o auxílio de alguns atributos. .A riqueza do dote é quase completamente irrelevante, mas a origem familiar, os costumes honestos, a beleza exterior, a idade (que deve ser substancialmente semelhante num e noutro membro para garantir homogeneidade no casal), são elementos indispensáveis para que exista concórdia e estabilidade.

Há uma passagem na Bíblia que rejeita uma beleza demasiado difícil de guardar e uma fealdade demasiado fastidiosa de suportar. Mas isso pode não ser bem assim, porque beleza e fealdade poderão estar directamente ligadas à fidelidade, uma obrigação recíproca dos conjugues, apesar de muitos maridos pensarem injustamente estar a ela menos vinculados que as esposas, sendo certo que a mulher «guarda melhor a fidelidade que o marido» derivado do temor Deus, do controlo do marido, da vergonha perante os outros etc.. etc.

Da reciproca posse do corpo, implica a exclusividade da relação e portanto uma mútua e absoluta fidelidade, requisito indispensável do matrimónio.
(continua)

João Brito Sousa
Bibliografia consultada: História das Mulheres de G. Duby e M. Perrot

HOMENAGEM À FUZETA

(á direita, Caronho, Parra, ??'?' MAT I AS e Amtonio Paulo)








FRANCISCO VIEGAS MATIAS

È natural da Fuzeta. Passou uns tempos na Noruega e voltou à sua Fuzeta. Nos anos 60/70, jogou futebol na primeira categoria do OLHANENSE .

Foi um bom jogador de futebol nos anos 60 e jogava na ponta direita. Recebia a bola encostado à linha e, se o defesa deixava que ele a dominasse estava perdido. Passava o defesa por dentro ou por fora conforme a disposição de momento. Era rápido. Estou a vê-lo baixote, bola dominada e parada `a frente das botas, a pensar. Depois, simulava e passava pelo adversário com a bola dominada, chegava `a linha de cabeceira e centrava sempre bem, para o avançado marcar golo.

No seu tempo, foi considerado pelo jornal “ABOLA” como o terceiro dos cinco melhores melhor extremos direito a jogar em Portugal, que eram 1º) o CARLOS DUARTE do FCPorto, um jogador de muito talento que jogava ao lado do Hernâni, 1o JOSÉ AUGUSTO do SLBenfica internacional e campeão europeu com o Eusébio, 3º o MATIAS que jogava com o CAMPOS, GANCHO, CAVA E PARRA. e nosso entrevistado, 4º o CRISPIM, que foi internacional júnior do Sporting do tempo do PEDRAS, JORGE, MOREIRA E SERAFIM e que jogou depois na Académica e por fim, o 5º o DIMAS, do Belenenses que foi internacional contra a Inglaterra quando ganhámos por 3 a 1 e a linha avançada era constituída por DIMAS, MATATEU, ÁGUAS, TRAVASSOS E ZÉ PEDRO..

Jogou ainda na selecção de Angola contra a selecção de Moçambique e na selecção de Luanda contra a selecção da Rodésia, tendo sido treinado por Fernando Peyroteo.

É este cavalheiro que está na nossa frente e a quem vamos fazer a entrevista. Aí vai a primeira pergunta.

BRISAS DO SUL (BS) – Ainda tens pais? És Pai? È difícil ser Pai? O que
é que dizes aos teus filhos? E o que é que o teu pai te dizia a ti?

FRANCISCO MATIAS( FM) – Não, já não tenho Pai. Perder um Pai é, talvez, perder um pouco de nós também. Eu tinha uma boa relação com o meu Pai, que não perdia um jogo meu e era um grande amigo e o meu maior admirador. A mim, tal como a toda a gente, perdi uma pessoa que eu não queria perder por nada deste mundo. Mas não está na nossa mão.. chegou a hora dele ...e... Sim, sou pai de dois rapazes, um falecido e outro que trabalha na Noruega. Eu acho que é difícil, ser Pai, nos dias de hoje. Há muita oferta de coisa ruim para a juventude.
O que digo aos meus filhos é que tentem ser eles próprios os seus melhores amigos O meu Pai só me dizia; toma cuidado contigo meu filho E não precisava dizer mais nada. A gente entendia a mensagem dos pais. E estamos por aí.. ainda

BS – Como foi a tua juventude aqui na Fuzeta? Tens amor `a tua terra? Já foste `a pesca?
FM - A minha juventude aqui na Fuzeta foi igual ao da miudagem nu meio marítimo. Andamos na escola primária, jogamos `a bola, fazíamos recados às nossas mães era isto.

BS – Um lugar que tu gostes muito da Fuzeta e porquê.
FM – Não há lugares especiais aqui. Há a Fuzeta apenas e eu gosto da Fuzeta. Não se esqueça que eu tenho vivido sempre aqui.. E depois a riqueza de uma terra são as pessoas. E há aqui boa gente.

BS- Como atleta qual foi a melhor alegria.?
FM- Foi num jogo com o Benfica que empatamos por 1 a 1, com o Zé Augusto, o Eusébio, o Coluna ... e os outros craques todos. Fizemos um grande jogo. O Reina bateu-se taco a taco com o Eusébio, perdeu e ganhou lances, eu não dei chance nenhuma ao Cruz, o Madeirinha andava perto do Santana e empatamos o jogo. Naqueles jogos, a gente dá tudo, somos jovens sabe, se aquilo correr bem os jornais trazem aquelas coisas bonitas que a gente fez durante o jogo e a gente quase endoidece. Às vezes quando nos encontramos ainda falamos disso.

BS – A melhor exibição?
FM – Foi nesse jogo com o Benfica, talvez o meu melhor jogo. O Treinador disse-me para tentar chegar `alinha e centrar, que só queria isso. Ora o que o Mister se esqueceu de dizer, é que era preciso passar o Cruz e ele estava lá e era um osso duro de roer..
Mas correu tudo bem.

BS – O melhor treinador
FM – Armando Quaresma, interior do Belenenses

PUBLICAÃO DE
JOÃO Brito SOUSA

HOMENAGEM À FUZETA E À COSTELETA

MARIA JOSÉ FRAQUEZA, NA COMPANHIA DE AMIGOS E POETAS






































MARIA JOSÉ FRAQUEZA

QUE EM TROCA DE CORRESPONDÊNCIA COMIGO


"Acontece que tenho uma actividade tão intensa que não tenho tempo para tudo o que desejaria fazer e faço o bastante para me descuidar como dona de casa. A "malfadada" escrita que faço, rouba-me horas e horas de sono.
Acabei de lançar um livro de Contos do Meu Encanto (com 250 páginas de contos, muitos deles premiados) foi a cerimónia, no Governo Civil de Faro como sabe,

e os amigos costeletas podiam-se contar pelos dedos, os que lá estavam.

Todavia, a sala encheu-se de amigos diversos. Estou a preparar um novo livro de poesia - Vogando no Espaço - constituido por poemas livres. Vai ser o meu 16º livro. Igualmente estou a preparar a Monografia da Fuseta que me dá muito trabalho. Isto tudo para lhe dizer, que poderei de facto colaborar dentro destas limitações e não refiro tudo.
O seu texto sobre as Mulheres é lindíssimo. Escreve com clareza e muito sentimento. Gosto muito de tudo o que escreve e concordo com a sua maneira de pensar sobre o assunto.
Agora estou envolvida na preparação da minha casa museu que vai ser inaugurada no dia 15 de Novembro - é a casa onde nasci e vivi até casar.

Vamos ver se desta os meus amigos costeletas não me abandonam. Não sou escritora de vulto, mas honro a minha terra dignamente e sou amiga de verdade, fui muitos anos secretária da assembleia dos costeletas e deixei o cargo precisamente porque as minhas actividades culturais não permitiam o que acontece também com alguns eventos. Em muitas festas eu cantava sempre um Hino de Despedida feito por mim e que cantei na festa dos finalistas, tinha eu 16 anos. Era assim a letra

ADEUS ESCOLA

Adeus, escola querida
Do meu berço de criança
Vives em mim toda a vida
Levo de ti a lembrança!

Levo no peito a Saudade
No coração levo a dor
Viverei na Eternidade
Sem esquecer este Amor!

REFRÃO

Adeus... sempre em mim
Hás-de viver!
Adeus, adeus...
Jamais te hei-de esquecer
Adeus, Adeus
Como é triste a despedida
Adeus, adeus...
Adeus, Escola Querida!

Está na hora da partida
Adeus escola branquinha
Nunca serás esquecida
Mesmo quando eu for velhinha.

Foi em ti que eu vivi
Durante parte da vida
Só agora é que eu senti
O que me custa a partida.

REFRÃO


Tu minha escola adorada
Ó quem me dera levar-te
Ó minha doce morada
Nem sequer posso abraçar-te!

Ao despedir-se de ti,
Ai quem saudades não tem...
Ó escola onde aprendi
A viver e a ser Alguém!

Deixo um convite que anuncia o evento.
Peço desculpa dalguma coisa que tenha dito a mais, mas eu sou frontal.
Um grande abraço meu grande amigo costeleta.

Maria José Fraqueza

HOMENAGEM à costeleta MARIA JOSÉ FRAQUEZA


COM RESTAURANTE, FAVOR CONTACTAR

Conforme o noticiado, e por iniciativa da ASORGAL – Órgãos da Comunicação Social do Algarve, vai ter lugar no próximo dia 15 de Novembro – Sábado, de acordo com o seguinte programa:

- 09 horas – Missa de Acção de Graças na Igreja Paroquial da Fuseta;
- 10 horas – Sessão solene no Cinema Topázio na Fuseta;
- 12,h 30 - Bênção e Inauguração da Casa Museu Maria José Fraqueza;
- 13 horas - Almoço Convívio no Restaurante “Angélica” seguido de Animação Musical com artistas fusetenses, dirigidos pelo famoso cantor Domingos Caetano, representando a Associação Cultural Fusetense.

COMISSÃO DE HONRA:

Fazem parte da respectiva Comissão de Honra as seguintes entidades:
- Dra. Isilda Gomes – Governadora Civil de Faro.
- Sr. António Marques - Presidente da ASORGAL
- Verº Padre José Alberto Teixeira
- Verº Padre Dr. Júlio Tropa Mendes
- Enº Francisco Leal – Presidente da Câmara Municipal de Olhão
- Dr. António Pina – Presidente da Assembleia Municipal de Olhão
- Prof. Doutor. Vilhena Mesquita – Presidente da AJEA
- Dr. Gonçalo Couceiro – Director Regional da Cultura do Algarve
- Dr. Domingos da Cunha Ferreira Grilo – Director Regional de Educação do Algarve
- Sr. Carlos Soares – Presidente da Freguesia da Fuseta
- Dr. João Manuel Pires Manita – Presidente do Conselho Directivo da Escola João Lúcio
- Presidente do Conselho Directivo da Escola Tomás Cabreira
- Dr. João Barroso da Fonte – Do Jornal Poetas & Trovadores – Guimarães
- Dr. Jorge Ferro Rosa – Escola Secundária de Vila Real Santo António
- Dra. Mariana Fernandes – Elos Clube de Faro
- Sr. Francisco Cardoso - Presidente da Direcção do Sport Lisboa e Fuseta
- Sr. Domingos Caetano - Presidente da Associação Cultural Fusetense
- Sr. José Miguel Figueira – Assembleia Municipal da Freguesia de Fuseta
- Dr. José Luís Guedes de Campos - Vice Presidente Continental para a Europa
- Dra. Dina Lapa de Campos - Presidente da Direcção do Elos Cube de Faro
- Sr. Joaquim Teixeira - Presidente da Freguesia da Sé - Faro
- Sra. Gisela Alves Sinfrónio – Presidente da Direcção do Clube de Simpatia
- Sr. Adérito Escolástico Gaspar
- Profª Catarina Gaspar
- Artista Luís Guilherme cantor e compositor olhanense.

PUBLICAÇÃO DE
joão brito sousa