quarta-feira, 5 de novembro de 2008

INFORMAÇÃO

O corpo do nosso associado Costeleta João Rezende, já se encontra em câmara ardente na Igreja do Pé da Cruz, em Faro, e que o funeral realiza-se amnhã, dia 6, pelas 10 horas
Rogério Coelho

UM GRANDE ATLETA






À CONVERSA COM O COSTELETA ANTÓNIO PAULO

Na Escola, a gente conhecia-o pelo Tony Casaca e era guarda redes de andebol muito bom. È natural de Olhão, ia no comboio, parava em S. FRANCISCO e toca a jogar à bola.
Encontrei-me com ele no Pierott na Fuzeta e conversámos um bocado.

Blogue – Tony, onde é que começaste jogar à bola?
Tony - Comecei no Largo da Feira como todos os outros nos torneios dessa velha glória que foi o Sr. CASSIANO, extremo direito do OLHANENSE. Era lá que a rapaziada jogava e apareciam os olheiros que nos levava ao Olhanense. Joguei ainda no Clube do Vasco da Gama.

Blogue – Tens saudades desses tempos?
Tony – Tenho dos tempos todos, mas sobretudo tenho saudades da Escola Industrial ao pé da Alameda e dos torneios internos de andebol, organizados pelo professor Américo. A Escola foi uma grandes acontecimento na minha vida.



(o António Paulo é o de vermelho ao fundo)

Blogue – Colegas, lembras-te?
Tony – Da Indústria lembro-me do Comandante de Castelo da Mocidade, o Zé Amâncio já falecido, do Zé Luís que namorou com uma professora, do Zé Paixão, do Palminha grande guarda redes de andebol da escola, do Jesuíno da casa dos rapazes, do Barracosa grande jogador de andebol, do Guerreiro, do Zé Macário, do Zé Gonçalves, do Ribeirinho, do Figueiredo Jorge, do Cuco, do Azinheira, do Tolentino, do Custódio Rosário Faustino, do Nestlé que não jogava nada... eu sei lá.

Blogue – Sei que também jogaste futebol. Qual o melhor, na tua pinião jogador de futebol da Escola que viste jogar. E de andebol?
Tony – Houve muitos bons jogadores na Escola, mas bons mesmo, houve até internacionais. Mas não lhe vou dizer qual foi o melhor, vou falar do João Parra, um ponta de lança com uma característica especial, nunca festejava os golos que marcava, jogador de área, brigão, bom jogo de cabeça, tacticamente forte, frio, enfim, um talento, depois igualmente grande jogador, o Manuel João Poeira, às vezes lembrava-me o Rocha da Académica, aberturas sensacionais, jogava sempre liberto de adversários e em condições de receber a bola, a sua forma de jogar dinamizava o ataque, Nuno Agostinho, centrava muito bem e fazia golos, Orlando Bica de Estoi, Jacinto Ferreira grande ponta de lança, Victor Caronho central, António Barão, ponta, Pinto Faria, central e defesa esquerdo, Malaia o guarda redes que jogou com GRALHO, PINTO FARIA E JULIÃO, JACINTO FERREIRA E BASTOS(PEPE ), CAEIRO, NUNO, PARRA, ORLANDO BICA e EUGÉNIO.

Restam Zé Gonçalves, Ribeirinho e Arcanjo. Tão bons jogadores que é muito difícil falar deles.


O melhor jogador de andebol da Escola, que me desculpem o António Barão, o Caronho, o Zé Gonçalves, o Ribeirinho, o Júdice.. mas melhor de todos foi o meu primo ANTÓNIO CASACA.


Blogue- Melhores guarda redes de andebol?


Tony - O Canseira, o Seromenho, o Alfredo Teixeira, o Horácio, o Rita, o Fernando Bento de Sousa, o João Vitorino Bica e o meu adversário Brito de Sousa e outros....TALVEZ EU.

Texto de
João Brito Sousa

CORREIO COSTELETA





2008.10.05

ESTA COMUNICAÇÃO É PARA A


LÍDIA MACHADO, E

AMIGA DO BLOGUE E CONVIDADA

e vem da Costeleta, Professora. Literata, autora e outros ..... MARIA JOSÉ FRAQUEZA


Volto a agradecer ao "espaço csteleta" tudo aquilo que da minha parte tem feito através do blogue dos costeletas.

Estou muito grata porque assim foi possível chegar até mim, a voz de uma aluna - Lidia Machado - que me fez recordar os melhores momentos que vivi nesse linda escola onde fui a primeira secretária do Conselho Directivo após o 25 de Abril. Em 1970, em Vila Real de Santo António fui ocupar a primeira vaga feminina que surgiu no Algarve no meu grupo. Naquele tempo de 15 em 15 anos aparecia uma vaga feminina.

Fui muito feliz naquela escola. Os alunos eram optimos,o ambiente é muito agradável, excelente. Eu gostaria de saber o endereço da Lidia e, assim pensei que através de si, poderia chegar até à aluna, fiquei muito emocionada com as suas palavras e fez-me recordar os melhores momentos da minha vida de professora que junto dessas alunas passei.
Com um beijo

Maria José Fraqueza

PUBLCAÇÃO DE
João Brito Sousa


P/s _ este espaço é de todos os costeletas