segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CORREÎO DA LÍDIA MACHADO


1- PARA,

MARIA JOSÉ FRAQUEZA

DA: ´LÍDIA MACHADO


Muito boa noite !
Aqui vai a resposta para a Senhora Professora Maria José Fraqueza:-Continuo a morar em Vila Real de Santo António, na Rua António Capa, nº 32

Telefone 281541583
Telemóvel 917430522
lidiamachado@sapo.pt


Adorava encontrar-me com a Senhora para recordarmos os bons momentos que a Senhora nos proporcionou. A Senhora irradiava uma alegria constante. estava sempre muito bem disposta.A minha turma foi a primeira turma mista daquela escola.

Um grande abraço da ex aluna

Lídia Machado (ao tempo Lídia Amaro)
CumprimentosLídia Machado

2 - PARA

MESTRE OLÍVIO

DE: LÍDIA MACHADO


Muito boa noite !

Se o meu amigo me permitir gostava de deixar o meu testemunho acerca do GRANDE MESTRE OLÍVIO"OLÍVIO CABRITA ADRIÃO"

Não fui aluna do Mestre Olívio, como é óbvio. Fui aluna da Esposa, Senhora Professora Dª Maria da Luz Adrião, que infelizmente já não se encontra no meio de nós.Privei de perto com o Mestre Olívio.


Visitava o casal com alguma assiduidade.No pós 25 de Abril, tive conhecimento que um mestre da escola Industrial e Comercial de VRSAntónio, exigiu a todos os alunos que o tratassem por professor. Um dia fui visitar a Dª Maria da Luz e o Mestre Olívio e quando o cumprimentei perguntei-lhe:

- Como está Senhor Professor Olívio ?
Recebi como resposta:
_ Minha menina, professor não, Mestre.
professores há muitos mas mestres há poucos, continue a tratar-me por Mestre, eu não sou o meu colega...

Conheço muitos ex alunos do Senhor Mestre Olívio e tal como em Faro também aqui em Vila Real todos quando se referem ao Mestre Olívio lhe reconhecem as excelentes qualidades quer como Mestre quer como Homem, era amigo de todos e dizem que nunca o viram mal humorado.


Quero enviar daqui um grande abraço para o Mestre Olívio do Machado e da LídiaCumprimentosLídia Machado


3 - Parabens À LÍDIA


Muito simpática as tuas mensagens para os teus professores. Gostava de ter tido alunos assim.
Acho que tu e os professores aqui citados se devem sentir orgulhosos.
Publicação de
JBS

EQUIPA DE FUTETBOL DA ESCOLA DE 54



Malaia, Gralho, Pinto Faria, Julião, Prof. Américo, Jacinto Ferrira, Júlio Piloto e Basto.


Soeiro, Nuno, Parra, Orlando Bica e Eugénio





Equipa de futebol da Escola Comercial e Industrial de Faro que conquistou o título provincial do Algarve em 1954, nas actividades da MOCIDADE PORTUGUESA.

JOÃO MALAIA - Um homem destinado para jogar à baliza. Alto concentrado, boas mãos, excelente tempo de salto, seguro, bom comandante da defesa, mandão na pequena área, arrancou grandes exibições a jogar nessa equipa e nesse torneio.

JÚLIO PILOTO – Era um nº 2 aguerrido. Marcava bem em cima ou a zona. Fazia o corredor todo pois era possuidor de uma boa corrida. Jogou no Benfica, Vianense e...

JACINTO FERREIRA – Um grande jogador como central. Poder físico excepcional, antecipação, salto, e muito bom a sair a jogar Jogador tacticamente possante e rápido sobre a bola.

PINTO FARIA – Jogava a lateral e a central e sempre bem. Fisicamente possante, boa corrida e bom no desarme Chegava à linha de fundo e cruzava bem..

JULIÃO – Um quarto de defesa de grande qualidade. Seguro no desarme, bom no passe e uma boa muleta para o central com quem aliás se entendia muito bem.

BASTO- Um talento de jogador. Boa colocação no terreno, bons lançamentos, bom remate, técnica acima da média, em suma um jogador esclarecido.

GRALHO – Rápido com a bola nos pés, jogador que centrava mito bem e que fazia golos. Fez bons jogos durante o campeonato. Era o MORENO da selecção argentina de 48.

NUNO.- Jogava ora a ponta direita ora a interior. Muita habilidade, criatividade e arte. Marcava muitos golos. Foi internacional júnior.

JOÃO PARRA – Era um Peyroteo autêntico. Jogava de braços abertos e com a bola dominada nunca a perdia. Tinha a habilidade do Jorge Mendonça, o remate do António Mendes, a colocação no terreno do Sampaio, os melhores juniores do seu tempo.

ORLANDO BICA – Pensador de jogo, habilidoso, grande capacidade de entrega, bom remate e bom espírito de entreajuda. Fazia recordar o Labruna da selecção argentina de 48, la maquina como lhe chamavam .

EUGÉNIO – Não era extremo mas não tinha lugar no meio. Vinha busca a bola ao meio campo como Zagalo na selecção brasileira de 56


Texto e publicação de
João Brito Sousa