segunda-feira, 30 de março de 2009

UM ABRAÇO PARA TI ZÉ GONÇALVES


ZÉ GONÇALVES E COUTINHO

Era esta asa esquerda da equipa do Farense que deu 6/ 1 ao Montijo numa grande tarde de futebol. Gosto de ver um bom jogo. Até pode acabar zero a zero, mas desde que tenha jogadores com a arte do Zé Gonçalves, tudo bem. Nessa tarde o Zé pintou a manta.

Sabia tudo de bola. A bola nos seus pés era acariciada. Recebia-a no peito, com aquela agilidade e a habilidade própria dos grandes, deixava escorregá-la até às botas, ou a uma delas, e endossava a redondinha para um colega que estivesse perto ou longe, sempre com maestria.

Não falei muitas vezes com ele, mas conheci-o bem naquele segundo quarta, com o Manel Dias, o Ladari, o Ribeirinho, o Seromenho o Fantasia e outros.

A jogar andebol na Escola esteve sempre ao nível dos melhores, ou seja, foi grande como o Casaca, o Victor Caronho, o Jorge Barata, o Amarante, o António Barão e um bocado do Joaquim Padeiro.

Fez parte de uma geração de ouro de grandes jovens futebolistas que surgiram em FARO nos anos cincuenta. Jogou com o Zé Nanotas, com o Zé Bento a ponta de lança, com o Carrneirinho a extremo esquerdo, o Júlio à ponta direita, o Atraca com o número oito e tantos outros.

Era um extraordinário jogador de futebol, dos que enchia o campo. Num jogo cm o Sporting, de costas para o Peridis, passou-lhe a bola por cima e foi apanhá-la do outro lado. Um tratado.

Um seu grande admirador foi o António Barão que dizia sempre, o maior de nós todos foi o Zé Gonçalves. Outro dos seus grandes amigos foi o Fantasia colega de turma, outro foi o Zé Manuel Bernardes. E tantos e tantos…


A MINHA HOMENAGEM

Ao grande jogador de futebol que eu vi jogar
Admirando nele todo o estilo e grande categoria
Desse amigo que foi e desse jogador exemplar
De quem não direi tudo aqui porque não caberia

Porque é muito o que tenho para dizer e escrever
Do Zé e dos campos dos blocos ou dos marinheiros …
Prefiro o silêncio de alguns minutos e podeis crer
Que recordarei com mais carinho o companheiro

Nada mais interessa; acabaram-se os projectos …
Agora é vida nova com amigos sãos e correctos
E se possível uma jogatana que nada prejudica

Zé Gonçalves, ó grande jogador e grande campeão
Recolho-te no posto de trabalho no meu coração
E se te sentires aí bem, não te vais embora; fica.

Texto de
João Brito Sousa

ANIVERSÁRIO DE ASSOCIADOS COSTELETAS




Fazem anos na 1ª quinzena de Abril

1 - Jorge de Sena Cristina Aleixo; Manuel Francisco Uva Jacinto; José Epifânio Au­rélio Ramos; Maria Solange Madeira Isidoro. 2 - Lília Rosalina Santos Matos. 3 - Maria Isabel Leiria Eusébio Correia; Dra. Ilda Belo Carmona Samorrinha. 4 -Álvaro Manuel Correia Ponte; João Vitorino Mendes Bica. 5 - Rui Patrício da Rocha Guerreiro; Ana Paula Gonçalves Moreno. 7 – Maria da Piedade Coelho Santa Rita C. Correia. 9 – Maria da Conceição Carmo Sério; Maria Mabel R. Paiva Pires Gomes. 10 - Silvino dos Santos Cabecinha; Daniel da Silva Farias. 11 - Estanislau Miguel Conceição Silva; José Domingos Barão; Maria de Lour­des Oliveira Carrusca; Horácio Pereira Rodrigues. 12 - Daniel Pinheiro Bernardo; João Vítor Jesus Martins; José João Horta; Marília Vicente Viegas Pedrinho Martins; Jo­aquim João Sabino Correia 13 - José Paixão Neves Pudim; José Hermenegildo Mendonça Soares; José Alfredo de Sousa. 14 - António Belo Carvalho; Edéria Maria Apolo de Mendonça Gama.15 - José Manuel Clérigo do Passo; José Travassos Machado; Leonilde Soares Paulo. 16 – Maria de Fátima Silva. 17 - José Quirino Espírito Santo Cabrita; Augusto Maria Coelho.

A TODOS OS NOSSOS PARABÉNS

Pesquisa e colocação de Rogério Coelho

QUANDO ALGUÉM PARTE

JOSÉ Luciano da Soledade GONÇALVES partiu.

É com muita mágoa que apresentamos à Margarida Gonçalves (Guida) e a todos os familiares, o nosso mais profundo desgosto.

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira deseja para o ZÉ

UM ETERNO DESCANSO
O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja dos Capuchos-Faro
O funeral realiza-se hoje, Terça Feira 31, pelas 15 horas
Informação do Rogério Coelho