sábado, 14 de novembro de 2009

DO CORREIO

CORREIO DO BRASIL

TRIOLOGIA DE CIDADES NO SUL DE MINAS

Hoje a Triologia é com as cidades de :

PARAGUAÇU .
MACHADO
ALFENAS

Estas não tem o Fluxo Turistico das cidades do Circuito das Águas “ Caxambu ; S. Lourenço ; Lambari e Cambuquira “ , nem o desenvolvimento Comercial e Industrial de Varginha ; Três Corações ;e Três Pontas !
Alfenas a maior das cidades com População pouco acima dos 90 mil habitantes , é para a região a nivel Académico , o que Coimbra era há 40 anos em Portugal !
Com mais de 10 % da População composta por Estudantes em suas importantes Faculdades !
No entanto a. impressão mais marcante, no que se refere na Região ao aproveitamento econômico da área, é obviamente produzida pelo café.
As lavouras de café ocupam terras imensas, avançando pelas encostas dos morros, até praticamente o topo.
( Impressão semelhante observei no Paraná com as extenções na cultura do milho “ com terrenos mais planos ”) !
Não importa se o terreno é de ondulação mais suave ou bastante movimentado, o café conquista-o palmo a palmo, às vezes alcançando o acostamento da rodovia ( Estrada ). Não raro o verde confronta, embaixo, com o azul levemente ondulado dos braços do lago da represa;
Outra impressão forte é gerada pela resistência – será esse o termo mais apropriado? – da pequena e média propriedade rural. Salpicadas pelas margens das estradas, organizadas ao redor de casas de morada despretensiosas e reduzidos terreiros para secagem dos grãos de café, essas propriedades quebram a monotonia do verde espichado e folgazão das grandes lavouras.
Os sítios ( denominação de Fazendas até 100 Hectares , e com menos de cinco consideradas de Chácaras ou fazendinhas ) e as fazendinhas deságuam caminhos de terra sobre o piso asfáltico das rodovias regionais. Junções que forçam paradas de ônibus ( autocarros ), ao colocarem homens, mulheres e muitas crianças na beira das estradas. Gente sem pressa à espera da hora de ir ou de vir, no movimento pendular que entrelaça roças, povoados e núcleos urbanos – por isso, a rua de comércio transborda no meio do dia. É a presença dessa agricultura de talhe familiar que mantém vivo o charme que ainda há na feira de domingo, em Alfenas.
E também é ela que abastece com produtos deliciosos as vendinhas de estrada,onde o viajante pode saborear doces, quitandas, queijos e embutidos( Linguiças e outros enchidos de carne ) de fabricação artesanal, oriundos de cidades do Sul de Minas.
Mesmo com populações pequenas e pouquíssima distância de Alfenas, Varginha ou Poços de Caldas. Na verdade, algumas dessas cidades são aglomerações de casas, com tímidas funções urbanas, circundando praças de igrejas ( geralmente denominadas de Matriz ).
O lago de Furnas ( uma hidroeléctrica ) que atinge 34 Municípios da Região ocupando uma área de 1.457,48 Km², , também conhecida pelo Mar de Minas tem suas Praias cortejada por jet skis, lanchas, balsas e barcos. Constitui uma atração de forma mais regional ..
É um Paraíso para os Pescadores , pela abundância de peixe “a que pessoalmente não dou nota alta “ , a Traira ou Tainha de água doce tem espinhas assim como a parte inferior do Safio , já o Cascudo tem um sabor semelhante á Pata roxa , o mais saboroso que comi ainda foi a Tilápia quase semelhante á Dourada , no entanto é bom saber sua proveniência !
Machado com cerca de 40 mil habitantes é urbe mais encorpada, que se desdobra sobre vertentes íngremes de morros relativamente elevados. Uma cidade que parece viver em dois níveis. A parte mais baixa, ocupada no passado pelas instalações da estrada de ferro, está ligada ao comércio de máquinas e implementos rurais, de gêneros agrícolas e contém também unidades industriais.
A parte mais alta, cujo centro é uma bela praça, concentra o comércio mais refinado e os serviços financeiros e administrativos. Curiosamente, há em Machado mais adensamento do que na vizinha Alfenas. Questão talvez de topografia. Ou teria havido ali menor acumulação de capitais do que em Alfenas ? Seja como for, há muitas décadas Machado chama a si mesma de “Atenas do Sul”, gabando-se de cultivar certo refinamento cultural, em alguma medida revelado no casario e no arruamento da cidade
Paraguaçu a menos povoada com cerca de 20 mil habitantes ,surpreende. Á entrada o Avião . Quem passa pela BR-491 geralmente não se dá conta disso. Entretanto, o viajante que entra em Paraguaçu logo percebe que seus habitantes são muito hospitaleiros, a cidade é mantida no capricho. Há muitos casarões da primeira metade do século passado bem conservados, duas praças grandes e de paisagismo agradável. Paraguaçu é, por causa de seu patrimônio de “pedra e cal”, uma atração . Creio que, nesse caso, vale inteiramente o ditado popular: tamanho não é documento.
À saída de Paraguaçu , podemos tomar o rumo de Alfenas ou Machado , neste caso virando à Esquerda , as distâncias são praticamente as mesmas , no entanto para ir de Machados para Alfenas têm de se andar mais de trinta quilômetros .
Na Complemento desta publicação , escrevo sobre o café , não esquecendo o Orgânico nem o Kopi Luwak !

Saudações Costeletas
António Encarnação

AGENDA

Efeméride

Novembro – 14 – Sábado

* Dia mundial da Diabetes

565 – Data provável da morte do imperador Justiniano, compilador de todas as leis romanas;
1866 – Início da questão Coimbrã, com a publicação, pelo Jornal Comércio de Coimbra, do folheto “Bom senso e bom gosto”, carta a António Feliciano de Castilho (1800-1875);
1890 – Assinado o acordo anglo-português sobre o Zambeze, garantindo aos ingleses o controlo total da região e alguns direitos coloniais sobre o Congo;
1911 – Alcançado pela primeira vez, por R. Amundsen, o Pólo Sul, na Antárctida.

Frase do dia: - Um homem que se ocupa em demasia de si mesmo não tem tempo de conhecer os outros. (Menandro)

Rogério Coelho