domingo, 15 de novembro de 2009

DO CORREIO

Plantação de café
O Café

CORREIO DO BRASIL

O CAFÉ E SUA PRODUÇÃO

Como a maioria dos Produtos de Origem Vegetal que consumimos , o Café deixou de ser um artigo com produção inicial denominada Agricola , para se transformar na generalidade Industrializado nas diversas Fases Produtivas que vão desde a Preparação de terrenos até chegar á chavena em que o bebemos !
Se verificarmos os Países maiores Produtores de café temos o : Brasil com mais de 25 % da Produção Mundial ;
Colômbia ; Indonésia ; México ; Vietnã , Costa deo Marfim ; Etiopa ; Uganda; Paises que tem em Comum Baixos salários aos trabalhadores agricolas na Escala Global .
Morei numa Região em que imperava a Produção do Café há menos de 20 anos, e reparei como funcionava o sistema : Para melhor enendimento dou como exemplo a oliveira que na forma tradicional nessa época só a colheita não dava ao Produtor condições de pagar a apanha da azeitona em Portugal , considerando que o ciclo de vida da Oliveira até pode ser centenário e do café de pouco mais de uma dezena de anos .!
Com um salário 5 vezes menor no Brasil que em Portugal , ainda ia dando de acordo com o trabalho em sistema de Produção a ser efetuado pelo trabalhador sem qualquer vinculo empregadiço que na maior parte do ano trabalhava na capina ( limpeza ) dos terrenos a ser definida por áreas diárias , em que dificilmente alcança no final do mês o salário , a ser compensado na altura da colheita de Maio a Agosto em que de acordo com a capacidade fisica de cada um pode alcançar até dois ou tres salários de acordo com a quantidade de grãos colhidos .
Perante o Fazendeiro responde o Turmeiro responsável pela seleção dos trabalhadores e dos pagamentos aos mesmos , sendo retribuído com pencentual sobre o trabalho que lhe dá na prática quase o dobro da média do salário do trabalhador .
A Planta de café tem um cilclo de vida curto ( pouco mais de uma dezena de anos ) o que obriga a renovação das Plantações . O tratamento dos Terrenos têm influência com o rendimento da Produção , e na Região os mesmos são de natureza ácida ! o que obriga a misturar calcário moído ! Na economia de mão de obra na adubação os produtores faziam acordo com trabalhadores lhes fornecendo adubos e sementes de feijão para plantarem nos corredores da plantação do café . recebendo em troca metade da colheita do feijão .
Não se imagine que o trabalho no café se limita á plantação , capinagem e colheita . Muito se tem a fazer depois com a secagem dos grãos que vem envoltos por um pequeno fruto que depois vira casca e protege a semente ( o café ) até durante anos , na forma tradicional efectuada num terreiro em que diáriamente era necessário remover a fim de evitar fungos , cobrir durante a noite com telas de forma a evitar humidade e mesmo a chuva .( actualmente este trabalho já é feito por equipamento de Secagem ) Depois tem a descasca e a venda a pequenas Empresas que Posteriormente revendem para outras que efetuam a Seleção ; distribuição ou exportação .
Na evolução dos Salários se inclue o Aumento produtivo por meio das ciencias e tecnologias que chegam a provocar o barateamento dos Produtos devido ao efeito Competitivo em que a Qualidade é opção sobre a quantidade !
O Café no Brasil não fugiu à Regra e como maior Produtor e consumidor , a preocupação deixou de ser prioritária para a exportação mas se inclue também no Mercado interno onde a qualidade é apreciada !
Daí ter entrado na Produção Orgânica , uma tarefa em que admiro a luta travada para o objectivo ! Não basta iniciar uma produção sem Fertilizantes em que o factor mão de obra aumenta ! O mesmo não acontece com os Agrotóxicos nas funções de fungicidas e inseticidas ( excluindo herbicidas ) o calcanhar de Aquiles ! encontrar soluções práticas está longe e são expendiosas . exemplo plante num terreno umas couves e Pessegueiros , dificilmente escapará ao bichamento das folhas e dos frutos , mesmo que não exista outras plantas a quilometros de distâncias ! encontrar equilíbrio de cada ambiente através da Teoria de manutenção de áreas de matas, aumento da diversidade , isolamento de áreas vizinhas que adotam manejo convencional, etc. Estas tácticas visam aumentar o número de inimigos naturais e, conseqüentemente, diminuir a pressão de pragas e doenças ? a maioria das vezes, estas medidas não são suficientes para impedir a ocorrência de problemas fitossanitários, principalmente em função de desequilíbrios temporários naturais que acarretam estresse, do uso de cultivares suscetíveis e de fatores não controláveis que venham determinar o aumento da incidência de pragas e de agentes de doenças não é Fácil , e necessário ter uma fé quase inabalável !
O Município de Machados em Minas Gerais foi no ano de 2004 a capital Mundial de café Orgânico , em 2003 o Brasil era o 6º Produtor Mundial , já em 2009 está em 2º , representa uma corrida em que já só está perdendo para o maior produtor de Produtos Orgânicos o México !
Há dias num programa do Jô na TV , assisti a um programa com um Especialista em cafés com destaque nas tiragens , e acabei por ver um tipo de café já produzido no Brasil , mas que não consegui encontrar informações no País e sim na Indonésia que transcrevo :
O café mais caro do mundo, conhecido como Kopi Luwak, é comercializado a mais de 250 euros por kilograma.
O seu nome “Kopi Luwak” vem da palavra bahasa (indonésia) para “café” e de “luwak”, um pequeno primata asiático que selecciona com os seus critérios, os grãos de café que lhe são apresentados, para os comer. Os preparadores recolhem depois das fezes do “Luwak” cada grão de café, lavam-nos cuidadosamente e produzem assim aquele que os especialistas consideram o melhor café do mundo. Os grãos conhecem uma pequena fermentação natural no estômago dos “Luwak”, o que lhes confere um sabor levemente achocolatado.
Embora altamente valioso, não é possível produzir mais do 100 Kg de “Kopi Luwak” por mês

Saudações Costeletas
António Encarnação

AGENDA

Efeméride

Novembro – 15 – Domingo

* Dia internacional para a eliminação da violência
1492 – No seu diário de bordo, Cristóvão Colombo anota o uso do tabaco entre os índios. É a primeira referência ao tabaco de que há registo conhecido;
1836 – Fundado, em Lisboa, o Conservatório de Arte Dramática (mais tarde Conservatório Nacional);
1889 – D. Pedro II, rei do Brasil, abdica, sendo proclamada a República;
1998 – Travessia inaugural do comboio na Ponte 25 de Abril, sobre o Tejo, em Lisboa

Frase do Dia: - O ódio é uma tendência a aproveitar todas as ocasiões para fazer mal aos outros. (Plutarco)

Rogério Coelho