quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

cantinho dos marafados

25 Anos de Casados
Um casal estava a ver televisão, à noite. Diz o marido: -
Posso saber porque é que tu estás chateada desde que eu cheguei? E, irritada, a mulher responde:
- Hoje fazemos 25 anos de casados e estamos aqui, sentados à frente desta televisão...
- Ora bolas! Eu estava tão atarefado que me esqueci completamente!
Perdoa-me, minha querida. Vai pôr o teu melhor vestido de noite, que vamos sair! Vais ter uma noite inesquecível!
- Ah..., amooooor, eu sabia que tu não eras um monstro insensível.

À entrada do restaurante, o gerente, todo solícito:
- Prepare a mesa do senhor Gonçalves.
Diz a mulher:
-Parece que eles te conhecem bem por aqui, querido.
- Ah é!... Acho que já cá vim para almoçar com alguns clientes. Eles acabam de jantar e o marido propõe de irem a uma boite. À entrada há uma fila enorme. O marido diz à mulher que vai tratar do assunto e dirige-se ao porteiro:
- Oi meu..., como tás matulão???
E o porteiro:
- Está tudo bem, Sr. Gonçalves. Pode entrar!

Dentro da boite, o dono vem falar com eles:
- Boa noite, Sr. Gonçalves!
E diz, logo em seguida:
- Toca a vagar de imediato a mesa do senhor Gonçalves!
A mulher, desconfiada:
- Tu vens sempre aqui?
- Ah, não! O dono é um cliente da firma...
Uma vez na mesa, a empregada vem e diz:
- O mesmo de sempre, Sr. Gonçalves?
Nesse instante, uma mulher que terminava um strip-tease em cima do palco grita:
- E a cuequinha..., é para quem???
A boite, em peso, grita:
- Gonçalves..., Gonçalves..., Gonçalves...
A esposa, furiosa, sai da boite, e o marido vai atrás..., e ambos entram num táxi. O marido tentando apaziguar as coisas:
- Querida, não vamos estragar esta noite maravilhosa, com certeza eles confundiram-me com outro Gonçalves...
- Mas tu estás a pensar que eu sou alguma idiota? Canalha! Não me toque mais! eu sou mesmo uma otária... Nisso, o motorista de táxi vira-se e diz:
- Ó Gonçalves..., queres que eu ponha a magana pra fora do carro?
António Palmeiro

FALANDO DE...

CULTURA
Nestes últimos anos, uma nova forma de estudos sobre a pessoa humana, teve grande desenvolvimento. Essa nova forma se propõe descobrir quem é o ser humano não através do estudo de sua estrutura física ou das suas faculdades espirituais, mas mediante o exame de seus produtos culturais, ou seja, do meio cultural em que a pessoa vive.
Da cultura foram dadas e podem-se dar várias definições. Na enciclopédia filosófica são apresentadas duas: Uma para a cultura considerada do ponto de vista objetivo. Desse ponto de vista subjetivo, a cultura é o exercício das faculdades espirituais, mediante o qual elas são colocadas em condições de dar os frutos mais abundantes e melhores que sua constituição natural permita. Nesse sentido, cultura equivale ao conceito platônico da Paidéia, ou seja, EDUCAÇÃO.
Do ponto de vista objetivo, a cultura são frutos adquiridos pelo ser humano mediante o exercício das suas faculdades, sejam espirituais ou orgânicas. Esse segundo significado é muito mais comum do que o primeiro e é nesse sentido que o artigo quer trabalhar.
A Cultura é a forma da sociedade, é um ajuntamento de indivíduos mantidos juntos por necessidades do momento; por outro lado, quanto mais forte é uma cultura tanto mais completamente enforma a sociedade e transforma os diversos materiais humanos, dos quais é composta. A cultura, portanto, é uma série de atributos e produtos das sociedades humanas, e então do gênero humano, que são extra-somáticos e transmissíveis por meio de mecanismos diferentes da hereditariedade biológica. É um conjunto de significados e valores que fazem um modo comum de vida de um grupo, pelo que existem tantas culturas quanto são os conjuntos desses significados e valores.
A Cultura é então, um fenômeno complexo e a melhor maneira para entendê-la é a de fixar suas principais características que são: origem, forma e finalidade.
Origem = a cultura é humana, social e laboriosa. Humana enquanto produto de Deus. Ela é uma realização humana, é obra da mente e das mãos das pessoas, não é o resultado de apenas um ser humano, mas de todo o grupo. É uma hereditariedade social que o homem recebe e transmite. Não surge e nem é transmitida mecanicamente, automaticamente, instintivamente, mas a partir de uma caminhada histórica.
Forma = a cultura é sensível, dinâmica, múltipla e criativa. Ela é sensível quando as manifestações culturais revestem-se de aspectos que são perceptíveis pelos sentidos. A música, a arte, a religião, a filosofia, etc. Ela é dinâmica quando é contínua e transformadora.
Finalidade = a sua glorificação, o seu auge, o seu objetivo, a sua meta final.
Na escola onde eu trabalho, quando os alunos ficaram sabendo que eu dominava uma língua estrangeira, logo disseram: “- o tio Acácio também é cultura”. Imediatamente respondi a eles: “- Um povo que não tem cultura, torna-se um povo sem estrutura. Importar cultura não significa que seja um ato cultural. Falar uma língua estrangeira ainda não é cultura. Cultura é mais do que isso. É preservação dos costumes, da fé, dos desejos, das aspirações, do modo de ser, de manifestar e de viver de um povo.
É isso!


"IN Acácio"
RC.

AGENDA

NOTÍCIAS

Desporto

Grande Prémio dos Reis disputa-se no sábado em Faro
A 40ª edição do Grande Prémio dos Reis em atletismo disputa-se no sábado, dia 9, a partir das 16h00, na cidade de Faro, numa organização da Associação de Atletismo do Algarve.

Charolas

Foi no 1º dia deste ano que, mantendo a tradição, se realizou o XXIII Festival de Charolas da Casa do Povo da Conceição de Faro, o qual contou com a participação da Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes, Charola do Grupo Desportivo dos Machados, Charola da Banda Musical de Tavira, Charola Ossónoba de Estói e Charola Juventude Bordeirense.

É de salientar que, o Grupo de Charolas da Casa do Povo da Conceição de Faro, foi fundado em 1981/82 pelo grupo cultural e desportivo da Casa do Povo da Conceição de Faro, e tem desde então e até hoje, como director, João Manuel Ministro, um verdadeiro entusiasta desta tradição popular que continua a deliciar os mais idosos e a propagar a tradição aos mais novos.

Refira-se por último que João Manuel Ministro é acompanhado por António Estêvão no Clarinete, Carlos Bispo, Luís José Isidoro e José Barriga nas Castanholas, elementos que sempre contribuíram para manter a tradição.

Faro a Andar

É uma iniciativa da Junta de Freguesia da Sé com o intuito de incentivar os municipes farenses a caminhar promovendo ao mesmo tempo estilos de vida mais saudáveis.
Irá realizar-se no próximo dia 17 de Janeiro pelas 10h00, e pelas 10h30 uma caminhada em Estoi-Percurso Pedestre do Malhão.
O ponto de partida e de chegada será no Largo da Liberdade (Igreja Matriz) pelas 10H00.
As inscrições estarão abertas até quatro dias antes da realização da caminhada são gratuitas mas obrigatórias.
Participe!!!

Rogério Coelho