sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

UMA VIAGEM DIFERENTE





Ao ler o artigo da Autoria do colega António Palmeiro com o Título de :

“ Conselhos de um nordestino para um 2010 bem pai d’égua.. . “


Trouxe a recordação de uma curta Permanência em Pombal , onde precisamente se fala assim !

Não a cidade Portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria , fundada por Gualdim Pais , gran Mestre da Ordem de templários , que mandou construir o seu Castelo, e lhe deu Foral no ano de 1174
Mas um Município Brasileiro do Estado da Paraíba , com área pouco maior , e uma População num percentual em cerca de 60 % comparativamente com a cidade Portuguesa !


Foi ao longo dos rios que floresceram as primeiras civilizações do mundo, dando um novo rumo à história da humanidade, por sua vez chamadas de civilizações fluviais.

E o fator decisivo da colonização de Pombal foi o Rio Piancó.
A penetração no sertão paraibano deu-se por fins agrícolas e pastoris.
Precisamente no final do século XVII, por volta de 1696, o bandeirante Teodósio De Oliveira Lêdo, depois de muitos combates com os nativos, atingiu o local onde estão os marcos de fundação do Arraial de Piranhas, à margem direita do rio Piancó.
O sertão, até então inexplorado era ocupado pelas tribos da família Cariri – os PEGAS e PANATIS.

A cidade recebeu três denominações.
A primeira Arraial de Piranhas (1696);
a Segunda povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso (1719) e por carta régia de 22 de julho de 1766 foi elevada a categoria de vila, com o nome de Pombal. Homenagem ao primeiro Ministro do rei de Portugal D. José I, o Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo).
Elevada a categoria de vida deu-se a instalação oficial a 4 de maio de 1772.

Fica na região Nordeste do Brasil , precisamente no estado da Paraíba , cuja Capital a uma distância de cerca de 370 Km. É a terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa possui uma história de quatrocentos e quinze anos, bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, que é uma de suas características mais fortes e que lhe rendeu o título de segunda cidade mais verde do mundo, atrás, apenas, de Paris

Com uma População pouco Superior aos 600 mil habitantes , ostenta um Título da cidade onde o sol nasce primeiro no Brasil ? o que nem sempre acontece devido ao Movimento de translação do Planeta !
É um estado com um Litoral Belíssimo , no entanto é o menos conhecido do Nordeste .
Quando cheguei ao Brasil fazia uma confusão com os nomes da Paraíba , Paraná e Paraguai etc. !
Só mais tarde é que comecei a identificar os Nordestinos pelas suas actividades nas cidades Mineiras em que os Paraibanos apareciam vendendo redes de descanso , enquanto por exemplo os Cearenses formavam comunidades no comércio em roupas e objectos , já do Paraguai apareciam os Produtos contrabandeados por exemplo cigarros das mesmas marcas existentes no Brasil .

De destacar entre os Nordestinos em grande percentual as características Físicas derivadas da misturas de Raças a ser notada pelo aspecto da cabeça ! o que fácilmente se pode observar com mais freqüência entre os Peões ( trabalhadores ) de obras que migram para as grandes cidades .

Voltando a Pombal uma pequena cidade onde praticamente as pessoas se conhecem e, naturalmente a torna um destino seguro e até barato se tivesse mais facilidade de acesso e outros atractivos . Com sua cultura própria em que na alimentação entra de forma constante a carne Seca , além da de bode e naturalmente que não existe a maioria dos produtos a que temos acesso nos hipermercados em que estamos habituados .
Enquanto nos Estados do Sul o Cavalo abunda nos campos , Na região de Pombal são numerosos os Jegues ( burros )!
Próximo da linha do Equador a diferença entre os dias e as noites nunca chega a ultrapassar a diferença de duas horas, contando-se o tempo em duas estações anuais , não sendo utilizado a mudança de horários de Inverno e Verão !

Cumprimentos Costeletas
António da Encarnação