terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Constituição e o mito.

Num dos programas da RTP o professor Hermano Saraiva ha’ dias atraz dissertava a’ sua inigualável maneira de comunicador sobre a constituição de 1820. Ouvi algo que so’ conhecia ao de leve ou pelo menos não tanto como deveria ou queria.
As coincidências existem e, passado poucos dias por puro acaso enquanto conduzia escutei um “talkshow”de perguntas e esclarecimentos numa das estacões de rádio aqui destas bandas. A certo ponto um ouvinte entra no programa, não sei se casualmente ou combinado com esta questão:-Porque razão a Constituição Americana estava escrita a um nível literário da sexta classe!
A resposta surpreendeu-me mas não deveria. E foi esta.
_Para que f.... da p... de advogado nenhum possa pegar no texto e lhe de' a volta que mais lhe interessar!
Isto e’ importantíssimo.Ha’ quem pense que a constituição politica e’ tudo. Que basta haver o texto formalizado para ter o sistema assegurado e ao abrigo de qualquer golpe.Ao ouvirmos os contitucionalistas da nossa praca,da' para ver que o documento da lei fundamental e' inflexivel e demasiado complexo.Entrelaca-se em meandros juridicos que so' eles entendem e, a' sua maneira
Nada nem ninguém se atreveria a destruir tão veneranda prosa que e’ o fundamento do Sistema politico. No fundo,e’ atribuir a umas paginas escritas e reescritas um valor sobrenatural nada compatível com o materialismo que lhe deu origem.
Ao consultarmos a nossa historia recente, da contituicao 1820 ate’ hoje, seguiram-se nove.Qual delas a mais idealista e menos realista.Sao sempre “eternas”e “gloriosas”.Sucederam-se sempre com rapidez, o que chega para provar que nenhuma interessava verdadeiramente a quem deveria servir. O povo. De facto a historia demonstra que essas paginas prenhes de capítulos e artigos caem em desuso, tornam-se absoletas,entram em contradições com a vida real do dia.a dia Em alguns casos mesmo antes de serem votadas como foi o caso da de 1976.So’ aguentam o embate do tempo quando são simples e flexíveis como e’ o caso da constituição americana, a mais velha e, ao mesmo tempo realista e flexivel.
Um abraco para todos e um pedido.....colaborem mais
Diogo