sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


OS MEUS MESTRES


Recordo-os com amizade.


1º ano 1952

CARPINTARIA:

MESTRE MÁRIO, um verdadeiro Mestre, de voz suave e amiga, parecia que tinha Deus dentro da alma. Um bom amigo. Declamava o Fado Falado como o João Villarett.

MESTRE ROSETA, era um companheiro, gaguejava um pouco mas sorria. Tinha a nossa consideração.

MESTRE GUERREIRO, queria arrastar-nos todos para o Curso de Construção Civil e os que quiseram ir usavam uma fita no braço com essa indicação. A sua bengala era um canudo de cartão grosso.

SERRALHARIA:

MESTRE DAMIÁO, um bom homem que sabia comunicar com os alunos, percebia do ofício e era um bom educador.

MESTRE CRUZ, simpático e competente. Ajudava a rapaziada com entusiasmo e alegria.

MESTRE MOEDA, de poucas conversas mas competente.


5º ano 1958

MESTRE CAROLINO, tantas histórias com o Mestre. Na aula do Mestre Carolina, se eram 5 horas da tarde, para ele eram 17 horas, 5 horas , o quê… retorquia.

Essas motas a subir a ladeira …

Senhor Mestre não percebo aqui uma coisa?... pergunte à máquina… e por aí fora…


Uma pequena recordação.
João Brito Sousa
Colocado por RC


QUANDO ALGUÉM PARTE

O nosso associado nº 596 – Aníbal Rocha Fernandes Norte, partiu

Aos familiares e amigos deste Costeleta apresentamos o nosso mais profundo desgosto
QUE DESCANSE EM PAZ

DO CORREIO


Faro - Ermida de S. Luís
Subúrbios cidade de Faro anos 50

Na época a cidade praticamente se encontrava nos Limites entre a denominada Estrada da circunvalação ( Ruas Aboim Ascenção , G. Teófilo da Trindade e José de Matos ,) ao Norte e pela Linha do Caminho de ferro ao Sul .

Na parte Norte depois entre a Estrada Senhora da Saúde e do Alportel num Edifício Rosa , existia um chalé com um Aero Motor perto , depois o refugio Aboim Ascenção , na altura com vacaria e horta , Seguindo pelo zonas das Adegas “ João Pires e Abel Pereira da Fonseca ,” as casas do Alto da Caganita e Alto Rodes ligavam á entrada na cidade pela rua do Alportel .
Entre a mesma até há de S. Luiz/Penha encontrava-se a Carreira de Tiro .,e sendo nessa década inaugurado o Mercado Municipal , que deu origem a edificações até ao bairro de S. Luis .
Ao lado encontrava- se extensões rurais com Amendoeiras que terminavam na estrada de Olhão , e a poente foi Edificada a Farauto , e mais tarde iniciada a Urbanização da horta do Rodolfo e outras nessa área .

Ao entrar na cidade tinha os Postos da Polícia de Viação e Transito nas Estradas de Loulé e Olhão e nas de Alportel e Conceição/Penha , prestavam serviço Sinaleiros .

Limites da Cidade e Subúrbios
A Estrada de Loulé ia até á denominada Horta das Figuras , Sendo considerado como subúrbios as Pontes de Marchil. Patacão e Monte Negro..

Estrada Senhora Saúde , depois de passar pelas Taberna com Letreiro de Bons Vinhos , ao lado esquerdo o “caminho para acesso ás hortas , lado Direito a Fábrica do Caiado e casas até uns 200 metros , terminando antes da Horta do Cipriano . os Subúrbios a Senhora da Saúde e Mar e Guerra .

Estrada do Alportel seguia até Vale de Carneiros onde se localizava um pequeno Bairro denominado " Casas da Barulha " ( D. Marquinha para quem a conhecia ) Subúrbios eram o Vale da Amoreira , Escuro e os Sítios do Clelote e Bate Cu nas Campinas de Faro .

A Estrada da Penha/Conceição depois do estádio de S. Luís e o cemitério dos Judeus , se localizava o denominado bairro da Lata , e começava a parte rural na Horta conhecida como do papa Figo .Suburbios a freguesia da Conceição de Faro

A estrada de Olhão praticamente terminava perto do Rádio naval . Subúrbios o Rio Seco .

Seguindo a Rua José de Matos passava pela horta do Peres praticamente terminava depois do Bairro do Bom João e Casa dos Rapazes .Sendo conhecida pela Estrada do Moinho da Palmeira ( Ferradeira e outro ) já no Subúrbio o Chalé das Canas onde anos mais tarde criou fama o pequeno restaurante do António Palhoca

Mas a cidade não tinha eliminado a parte Rural , encontrava-se ao lado da Alameda a Horta do Ferregial onde se encontra a esquadra da PSP , funcionava um Lavadouro em que as pessoas da cidade iam ou mandavam lavar as roupas , existia outro lavadouro localizado no largo do sol Posto se a memória não me falha ? .e mesmo no Largo de S. Francisco junto ás muralhas da Cidade tinha a vacaria do Soares .

Ao Sul da via Férrea as salinas do Neves Pires , a Horta da Areia que dava entrada para os Serviços de Limpeza com suas carroças e a montureira onde o Lixo da cidade se transformava em adubo para as hortas ( na época não existia Plásticos nem o vidro era descartável ) seguidas das Oficinas e mais á frente estaleiro de obras da Opca , as Hortas do Bolas , do Frederico e do Pires , depois a Fábrica de Cortiça conhecida como do Fritz e nos Limites da mesma estava a “ Passagem de Nível da C P “ do Chale das Canas .

Saudações Costeletas
António Encarnação