domingo, 11 de outubro de 2015


Capital do teatro universitário


A partir de hoje, 8 de Outubro (5ª feira) e até ao próximo sábado a capital sulina será efectivamente a “Capital do Teatro Universitário”, num evento organizado pelo Sin-Cera (Grupo de Teatro da Universidade do Algarve), assinalando assim o 25º aniversário da sua fundação, pelo que o mesmo se reveste de um especial significado.
O “ENTU 2015” (Encontro Nacional de Teatro Universitário), destinado a todo o público, tem como objectivo maior “divulgar o teatro universitário, assim como proporcionar a partilha, inovação e renovação de novas formas de arte cénica…”, bem como “formar públicos, acolher estudantes no grupo e criar profícuas relações de parceria com outros grupos de teatro universitário”.
Acontece o mesmo no arranque de um novo ano escolar, em que já se houve a “Semana de Recepção ao Caloiro” e num verdadeiro convite à chamada à lides cénicas dos estudantes que também ingressados na Universidade do Algarve, bem como dar mostra às gentes algarvias do que também nas áreas da arte e da cultura se realiza.
Participam no “ENTU 2015”, cujos espetáculos teatrais e tertúlias decorrem sempre, a partir das 21h30m, no Teatro Lethes, agrupamentos cénicos do Algarve, o Sin-Cera (hoje, “A tragédia de um caixeiro -viajante numa comédia antiga de mulheres”), amanhã (6ª feira) o TUM (Teatro da Universidade do Minho – “O Manual da Felicidade”) e o mISuCuTEm (Grupo de Teatro do ISCTE – Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, de Lisboa), no Sábado com a peça “Fragmentos”.
Em paralelo decorrem tertúlias, após os espetáculos, com a participação, além de outros, de Pedro Monteiro, Élia Ramos, Nuno Jorge e Lídia Franco, dedicados a temas como bons textos serão sempre: “Imtemporalidade dos textos”, “Importância do teatro no desenvolvimento pessoal” e “Importância da experimentação – Teatro Universitário como um espaço livre para experimentar”, bem como um workshop sobre “Formação do Actor”, orientação pela actriz Lídia Franco (IPJ, junto à Alameda, no Sábado, entre as 10 e as 18 horas) e em cada noite as festas de convívio na apetência deste autêntico e verdadeiro convívio maior.
Ao saudarmos a Universidade do Algarve, o Sin-Cera e quantos estão ligados a este festival que o ENTU provoca e que, repetimos torna Faro, nestes três dias, a capital do teatro universitário português, lembramos de modo próprio os que estiveram ligados ao TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, estão dirigidos pelo mestre professor Paulo Quintela), nalguns casos com uma profunda saudade, gente que agitou a arte local, entre os quais Dra. Amélia Coroa (quem não se lembra de “A súplica da Cananeia”?), seu marido Dr Emílio Coroa, sem cunhado eng. José Coroa e os três filhos: o dr. José Louro e dr. Homero Flôr.
João Leal
NOTA DA REDACÇÂO: Com um certo atraso, na publicação, não quisemos deixar de publicar esta cronica pela sua relevância.