quarta-feira, 14 de outubro de 2015

HOJE HÁ POESIA


Do Elos Clube de Faro recebemos e publicamos com agrado:



De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Companheiros e Amigos,

Hoje , dia 14, quarta-feira, há "Quando a poesia acontece"
às 17,30 horas na Biblioteca, sob o tema:

"Pátria é a vida, orgulho, a aliança
 Da alegria, do amor do sentimento"
 - Xanana Gusmão

 Venha conhecer/descobrir o "poeta guerreiro" Xanana.

"Poesia embalada pela música de Rosinda e Luciano Vargues".

Espero por Vós!

Cordiais saudações elistas.


Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro



ALGARVE - PONTOS DE VISTA


MERCADOS DE OLHÃO

 Nos 2 edificios - Fruta, verdura, talho e Peixe

 Mercado na rua aos Sábados
O primeiro mercado em 1866

O primeiro Mercado de Olhão remonta a 1866. Era apenas um telheiro, assente em vinte e seis colunas de alvenaria, com 26m de comprimento e 11,50m de  ...

Em 1912, deu-se início à construção dos novos edifícios para os mercados do peixe e da hortaliça, obra que seria inaugurada passados quatro anos, em 1916.
Depois de deliberado em reunião de Câmara, que a venda do peixe e da hortaliça deveria ser feita lado a lado, deu-se início à obra no amplo largo que demarca a Barreta do Levante, em plena Avenida 5 de Outubro. Roubando espaço à Ria, a consolidação das edificações foi efectuada de forma particular e curiosa, na medida em que cada uma delas está apoiada em oitenta e oito estacas ligadas entre si por arcos de alvenaria de tijolo.
Têm planta rectangular de um só piso, com cobertura homogénea de quatro águas e quatro torreões envidraçados de forma cilíndrica com cúpulas metálicas. Estes elementos arquitectónicos anulam em absoluto a redução das praças de Olhão a dois vulgares paralelepípedos, dando-lhes um aspecto monumental. A sua importância não está só na arquitectura e no centro de comércio que são, mas constituem também um pólo atractivo dos passeios das gentes de Olhão e visitantes, revelando uma intensa actividade tanto diurna como nocturna.
É também neste largo que as procissões atingem a maior solenidade, fazendo aqui a sua paragem para lançarem as bênçãos à frota pesqueira.
Foram alvo de obras de requalificação que terminaram em 1998, durante as quais foram colocados os painéis de azulejos da autoria do pintor António Costa Pinheiro.
Único em toda a região algarvia é o mercado que se faz ao ar livre, aos sábados de manhã, junto aos mercados do peixe e da hortaliça, onde agricultores e produtores do concelho de Olhão, e dos concelhos limítrofes, expõem e vendem os seus produtos, proporcionando a quem os visita uma mistura inigualável de tons e cheiros.
Pesquisa de Roger.