domingo, 16 de outubro de 2016

CRÓNICA À DERIVA



DÁ-ME PRESERVATIVOS
Balões bonitos?

    A sua distribuição é polémica.

  Muitos pais não admitem que seja a Escola a educar os filhos para a sexualidade.

  Alguém concluiu que muitos jovens não usaram preservativos na última relação sexual por “não terem pensado nisso”, por “não os terem consigo”, por “terem vergonha de os comprar” e outros assumiram-se contra o uso deste método, que tem sido um dos arautos da discórdia no que toca à relação Escola-família.

    Nunca é demais esclarecer: o preservativo ainda é dos métodos mais eficazes para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejáveis. Uma certa parte da juventude considera que a distribuição nas Escolas pode ser a solução, tanto que recomendou ao Governo o cumprimento da Lei da Educação Sexual de 2009, que o previa. Mas pais, professores e especialistas da área divergem nesta questão que mexe com ideologias, credos e consciências várias. É fundamental que a “Educação Sexual” é uma tarefa que a todos deve preocupar e, para isso, é necessário por de lado os tabus, os receios, os estereótipos e, acima de tudo, procurar ter uma atuação responsável e informada. É um dever para com as nossas crianças e jovens, a responsabilidade de zelar pela sua saúde, dotando-as com os melhores conhecimentos possíveis

    É necessário pensar bem sobre a “distribuição gratuita”, porque, há jovens que podem nunca ter tido uma relação sexual e que, depois, com a distribuição gratuita, as coisas se precipitem. E é necessário, também, respeitar as convicções das famílias.

    Este é um assunto bastante sério. A educação cabe aos pais, o Estado não deve intervir quando se trata de matéria que diz respeito aos pais. É um domínio que deve ser familiar. Se acontece alguma coisa quem é que cuida dos filhos? Não é a Escola, não são os professores, não é o Estado.

   Como temos que respeitar o papel dos professores na Escola, o papel dos pais em casa, também temos de respeitar e cumprir o que a Lei prescreve.

    Os Professores também são pais.

    Segundo a Lei, até aos 14 anos ter sexo é crime se o outro for maior de idade.

    Um assunto relevante, sério para pensar e resolver a sério…


Um arranjo de

Roger