quarta-feira, 1 de abril de 2020

FOTOGRAFIA DE 1955


Com o pedido de publicação no espaço dedicado aos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Faro, junto uma foto dos alunos do 2º ano do Ciclo Preparatório em 1955 no Jardim Manuel Bivar, acompanhados pela Profª de Desenho Dª Maria da Luz.
Com os devidos agradecimentos
Um abraço  amigo     
José Francisco Graça da Ponte





ALGUÉM SE RECONHECE?

Um arranjo de Roger

AULA COM O Dr. UVA


A Boina Basca

Era hábito, nos longínquos anos 50, os alunos, para se agasalhar, nas frias madrugadas,  durante o  percurso de casa até à Escola,  proteger a cabeça com as célebres “boinas bascas”.
 As aulas iniciavam-se às 8 H e 20 M e alguns alunos vinham de longe em vários meios de transporte….das Ferreiras, Patã, Boliqueime, Almansil, ….no combóio…….; de Vila Real, Tavira , Livramento, Fuzeta, Bias, Olhão…..na automotora….; Loulé e arredores, na EVA (a Camara Municipal apoiava alguns alunos)….de S.B.Alportel no António Evaristo Santo; de Estoi, Conceição, Sta. Barbara  e Patacão na “pedaleira”….alguns felizardos já vinham no “alpino” ou “cucciollo”, ao que chamavam “motor auxiliar”.
A “boina”, por vezes ficava guardada na pasta dos livros juntamente com a “bomba de ar” da bicicleta, a “marmita”, (para aqueles que não iam à cantina….) Por vezes,  em dias de azar, da marmita  saia um pingo de gordura, ocasionando a inevitável e característica mancha para arrelia do aluno  que se esmerava no asseio dos seus pertences escolares.
Todos os dias de aula havia um aluno à chamada, voluntário ou na falta deste, selecionado pelo Professor.
Nas aulas de Direito Comercial o aluno que ia  à “chamada”, levava  habitualmente para junto do Dr. Uva, o livro de Direito, o caderno, a cadeira, dando inicio a uma aula prática em diálogo, tendo por base o Código Comercial, a letra, o cheque, sociedades, extrato de fatura….
Certa aula em que o aluno foi à “chamada” com os livros da disciplina,  deixou na secretária os seus pertences….a mala com os restantes livros ….e a  inseparável “boina basca”…O colega da mesa ao lado apercebendo-se,  passa a boina de “mão em mão”, pelas costas dos restantes alunos, o que ocasionou uma natural distração que não foi alheia ao Dr. Uva….Este, que não se fazia rogado, inesperadamente, dá uma ordem de comando…..”jogue fora”…..
O aluno, sentindo-se entre o “apanhado” e o “sem culpa”…..não teve outro remédio e a boina saiu pela janela da sala de rés-do-chão qual disco voador em direção ao recreio….Os alunos relaxavam a mente daquela conversa maçadora de cheqes e letras com sociedades em  comandita…..simples e por quotas…..Todavia a boina não esteve muito tempo naquele recreio de gravilha que era como lixa para as botas do pessoal do campo e  para os sapatos dos da cidade….
Nisto, um aluno, solicito, que passava no recreio, corre a apanhar a boina, sem compreender bem o sucedido, mas para a entregar a alguém  ou jogar para dentro da sala…..Só que este recebe nova ordem de comando vinda de dentro da sala …..de novo do Dr. Uva …”deixe ficar”….A aula prosseguiu após o incidente, voltou a concentração…..sem mais comentários porque entre Professor e Alunos nos final da aula todos se entendiam…ao ser dada  a  nota ao “aluno vitima”…que soubesse muito ou pouco apanhava sempre 10.
Próximo ao toque da campainha…..o Sr. Castro…..velha raposa que conhecia bem o Professor e a Malta….vem entregar a “boina basca” para descanso do aluno e  comentários de fim de aula….

                                      Romualdo Cavaco 
                                                                         "Enviou "     


INFORMANDO


NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


Em época de acendrada crise no turismo algarvio, setor de charneira na economia regional e nacional, com 83,9% de quebra no tráfego do Aeroporto de Faro e a hotelaria praticamente encerrada, poucas são as notícias positivas ou encorajantes da atividade turística na nossa região. No primeiro caso várias são as companhias aéreas que operavam de e para o Aeroporto de Faro que têm as suas frotas em terra. Entre elas a Transavia (sub-sidiária da KLM e da Air France) que adiou para o Verão de 2021 a rota entre Faro e Bru-xelas. No segundo caso o dedicado Presidente da AHETA (Associação da Hotelaria e Em-presas Turísticas do Algarve) o antigo aluno da Escola Tomás Cabreira e nosso prezado colega, Elidérico Viegas trata-se de «uma situação única».
Em entrevista ao Rádio Renascença o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas afirmou: «aqui se falta o turismo corremos o risco de ficar asfixiados, mas o tempo é de acreditar e olharmos uns pelos outros».
Entretanto a Região de Turismo do Algarve lançou uma campanha, nos meios sociais, para os portugueses, apelando a que fiquem em casa «para depois regressarem á Região com mais saudades. Adie as férias, mas não o coração. Afinal haverá sempre Algarve».
De entre os consagrados com os «Publituris Portugal Trade Award» figuram como vencedores as seguintes entidades algarvias: Centro de Congressos do Algarve - «Melhor Espaço para Congressos»; Zoomarine - «Melhor Parque Temático»; Marina de Vilamoura - «Melhor Marina».
No decurso do mês de Fevereiro e relativamente a igual período de 2019 o Al-garve registou uma taxa global de ocupação hoteleira de 47,5% ou seja um aumento de 3,3%, devido ao incremento de turistas portugueses (+ 31% por via do Carnaval) e uma descida de ingleses, com menos 10,9% e de holandeses, com menos 11,3%. O volume de vendas cresceu 14,6%.
Na Estrada da Garganta, a 1 quilómetro de Faro, no sentido nascente, na Quinta de São Mateus, foi criada uma nova unidade de alojamento local de luxo. Situa-se perto da Ria Formosa, numa horta com 5 hectares de pomares e abacateiros e uma casa com 600 m2 e datada de 1920. Trata-se de uma iniciativa de duas brasileiras, ambas de 37 anos, a economista Raquel Gomes e Nívea Franco.

JOÃO LEAL 

POSTAL ILUSTRADO



Maurício, Diogo Sousa e Rogério Coelho
Recordando Um convívio no Forum D. Pedro - Vilamoura


"CARACOL AMARELO"

NESPERAS

RECORDAR É VIVER

Naquele tempo a "malta" juntava-se e ia ao Rio Seco "apanhar o caracol amarelo" e, por vezes, era corrido pelos donos das hortas à pedrada.

RECORDAM-SE ?

Um arranjo do Roger