quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ARPI


«ENVELHECE-SE PARA SABOREAR A VIDA»

       Recentemente, a conhecida escritora e jornalista Helena Sacadura Cabral, um dos nomes maiores da literatura e do jornalismo português actual, inseriu no seu blogue um valioso testemunho sobre um tema que importa a todos os associados da ARPI (Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro): o envelhecimento e a vida.
      Nele começa por recordar a memória, cujo autor diz desconhecer, atribuindo-a presumivelmente ao Cardeal José Tolentino de Mendonça: «não se envelhece para morrer. Envelhece-se para saborear a vida».
     E advoga que: «Já quando era nova pensava que a vida era para ser saboreada, ou seja, não ficar agarrada a momentos maus e seguir em frente com a esperança de que, pelo menos, aqueles se não repetissem».
     Afirmando que: «Foram anos em que percebi que a única solução para envelhecer é saborear bem a vida, seja de que forma for desde que seja aquela que escolhemos e nos torna felizes. Hoje trabalho, rio, divirto-me e algumas vezes poucas choro. Chamo a isto saborear a existência que tenho com tudo aquilo que ainda mantenho.
      E, no final deste admirável testemunho e «caminho a seguir» que nos propõe Helena Sacadura Cabral recorda: «Na verdade, não se envelhece para morrer. Envelhece-se para dar sabor à vida!».

                                                                        JOÃO LEAL
                                                                      SÓCIO Nº 1 952 

Sem comentários: