terça-feira, 30 de maio de 2023

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



A CASA DOS CANTONEIROS


É ali, meio caminho entre Faro e Olhão, na chamada «Meia Légua» que se situa a icónica «Casa dos Cantoneiros», uma presença que nos trás sempre à lembrança esta laboriosa classe de trabalhadores das estradas, extinta como outra prestável instituição, que eram os guarda rios.

Quase frente a frente com o marco que lembra a batalha  travada, em 1808, entre a força napoleónica aquartelada e Faro e os revoltosos portugueses que em Olhão haviam dado o brado da libertação do jugo estrangeiros.

É uma curiosa construção, no estilo tradicional português, que serviu de lar a várias famíliasde honestos cantoneiros. Extinta esta prestimosa classe, com todos os conhecidos inconvenientes daí resultantes e cada vez mais acentuados, a «Casa dos Cantoneiros» fechou há anos.

Muito se tem falado nos últimos tempos da falta de habitação e dos imóveis devolutos, porvia da legislação governamental visando reduzir a gravidade da questão.

Há que dar préstimo a este imóvel propriedade do Estado e que está a degradar-se, com tanta gente com falta de casa para morar.


JOÃO LEAL

Sem comentários: