Em 22/12/1935, completaria hoje 89 anos, nascia na Conceição de Faro, o professor fuzetense Honorato Pisco Ricardo, filho de João Ricardo e de Maria José Pisco. Foi casado com Felisbela Ricardo com quem teve uma filha, Isabel Ricardo.
Frequentou o ensino preparatório na Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, indo depois para o Curso Geral de Administração e Comércio na Escola Industrial e Comercial de Faro.
No final do curso, em 1953, frequentou a Seção Preparatória e de seguida inscreveu-se na Escola do Magistério Primário de Faro, onde terminou o curso de professor primário em 1958.
Foi durante alguns anos professor na Escola Primária da Fuzeta.
Em 1960, incorporou-se na designada Telescola da Fuzeta, sendo, com o Padre Américo, os seus mentores. Foi grande o trabalho que ambos realizaram na execução deste ensino na Fuzeta, o que permitiu que a maior parte dos jovens, oriundos de classes modestas prosseguissem com os seus estudos e conseguissem atingir os seus objetivos no domínio das suas carreiras de ensino ou profissionais.
Após a sua licenciatura em História, em 1986, Honorato Ricardo começou a lecionar na Escola Básica 2,3 e Secundária Dr. João Lúcio, Escola Básica Dr. Alberto Iria, de Olhão, Escola Básica 2,3 José Carlos da Maia, de Olhão.
Já com o estatuto de reformado continuou, até aos últimos dias da sua vida, a dar aulas no Colégio Algarve de Faro.
Colaborou no jornal Diário de Noticias e em diversos jornais regionais nomeadamente: Jornal "O Olhanense", Jornal “Brisas do Sul”, Correio Meridional, Jornal “Notícias de S. Brás”, “Distrito de Faro”, “Folha de Domingo”, “Gazeta de Salir”, “A Voz de Quarteira”, “Jornal de Lagoa”, entre muitos outros.
Foi cerca de 11 anos responsável pelos Jogos Florais de Nossa Senhora do Carmo da Fuzeta, abdicando das suas funções em 1987. Foi também convidado a coadjuvar em processos de avaliação, como elemento do Júri de concursos literários.
Escreveu prefácios de livros de poesia e prosa e diversas letras musicais. Foi ainda um dos sócios e fundador da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve. Exerceu funções nos órgãos sociais do Clube Recreativo Fuzetense e pertenceu a algumas comissões de festas em honra de Nossa Senhora do Carmo.
Em 8 de abril de 2002 partiu, com apenas 67 anos, no Hospital Distrital de Faro.
Honorato Ricardo foi uma figura ímpar, um cidadão exemplar, altruísta, abnegado, tolerante e detentor de uma bonomia intrínseca de que lhe era principal caraterística e, acima de tudo, um grande amigo que a Fuzeta se honrou de o ter.
Em reconhecimento das suas relevantes atividades, o Município de Olhão atribuiu, em 2019, o nome de Professor Honorato Pisco Ricardo, a uma das artérias na Grande Fuzeta.
Conforme anteriormente noticiamos, decorria, até 31/03/2021, um processo para atribuição do seu nome para patrono da escola do ensino básico (Escola Primária) da Fuzeta. Desconhecemos, até agora, por completo quando ou se um dia ser-lhe-á atribuído esta honraria.
N.R.: Fotografia desentranhada algures na Internet.
Orgulhosos em ser Fuzetenses!
Fuzeta rules, Fuzeta rocks: Let’s go!
‘bora lá, pessoal! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário