sábado, 14 de dezembro de 2024

Crónica de Faro João Leal

3 PRENDAS NO SAPATO DE NATAL DE FARO


      Consideramos que a Cidade, capital sulina, recebeu três prendas no seu sapatinho de Natal. Com efeito surgiram a concurso ou tiveram início obras, naquele número e do maior interesse para Faro. Referimo-nos a: 

I - Alta velocidade

Sempre o considerámos um erro o terminar das ligações ferroviárias em Ayamonte e do «apeadeiro» do Guadiana, verdadeira estação de Vila Real de Santo António. Como o vimos um «adiar» da parte férrea na construção da Ponte Internacional que atravessa aquele rio fronteiriço. Mas ora chegam-nos boas notícias com a recomendação do Governo, na sequência da reunião dos Governos de Lisboa e de Madrid, do acelerar dos estudos para a criação da linha de alta velocidade ligando Faro - Huelva - Sevilha, que o mesmo é dizer colocar o Algarve nas grandes ligações com a Europa, conhecida que o é a rede a partir da capital andaluza. Em reunião havida nos Paços do Concelho de Faro, com a participação do Ministro das Infraestruturas Miguel Pinto Luz e dos responsáveis dos 3 referidos Municípios (Rogério Bacalhau, Mercedes Pilar Miranda e José Luiz Sanz, foi decidida a criação de uma estrutura congénere à existente em Espanha e que já têm reunião aprazada para 2025 visando o acelerar deste processo. O Algarve nas comunicações de alta velocidade e mais perto da Europa? Uma perspectiva que se adianta neste Natal.


II - ATERRO PARA FUTURO PORTO DE RECREIO

Começaram as obras no aterro, a Sul da linha férrea, para se criarem as estruturas de construção do porto de recreio de Faro, uma tarefa que se prolongará ao longo de 250 dias, conforme o estipulado. O referido espaço líquido terá capacidade para 270 embarcações com comprimento até 12 metros, grande parte das mesmas do elevado número que já ali estaciona à falta de lugares na doca. É uma obra de que há muito está carente a capital sulina.


III - ECOVIA LITORAL FARO / OLHÃO

Em reunião do executivo camarário foi deliberada abertura do concurso para adjudicação do troço da ecovia litoral entre as cidades de Faro e Olhão. Teremos assim todo um troço de ecovia numa extensa distância que vai desde Bias do Sul, no concelho olhanense e inaugurada há poucos dias até Faro (limite sul do município farense, em litoral de Bela Mandil), já existente num investimento daquela Autarquia.

Abstemo-nos de referir todas vantagens e conveniências das ecovias, nos seus mais diversos aspectos que muito importam à Região. A obra, aguardando o visto do Tribunal de Contas, terá passagens nas ribeiras das Lavadeiras e do Rio Seco, para além das vias líquidas no Parque Natural da Ria Formosa.

Três boas novas natalícias para o Algarve e de modo especial para Faro, a cujos estimados leitores desejamos Boas Festas.

Sem comentários:

Enviar um comentário