quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

DE FARO E DA MADEIRA....

       Múltiplos são os laços que unem as duas cidades atlânticas, desde a História até à Economia, designadamente na área do turismo. Quis o acaso que de novo se unissem em redor de acontecimentos que têm como figuras centrais as duas regiões. Ao Algarve qualquer dos focados em evidência nesta «Crónica de Faro» prestaram relevantes serviços, que muito e com toda a justiça nos apraz destacar.

         Comecemos pelo COMANDANTE RICHARD MARQUES que deixa a Região Sulina já que assumiu as elevadas funções de Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil da Região Autónoma da Madeira. Conhecida que foi a enorme gravidade do prolongado incêndio florestal que no segundo semestre do ano passado decorreu na «Pérola do Atlântico» hemos que reconhecer que esta é a escolha da pessoa certa para o lugar certo». Richard Marques é um caso de vocação concretizada. Leva mais de três décadas a servir os bombeiros portugueses e as suas populações. Muito moço, como «infante»   ingressou nesta causa da «vida por vida». Subiu, pelo seu próprio mérito e «a pulso», como sói dizer-se, todos os degraus atingindo as chefias e os comandos. Esteve nas Corporações de Faro e de Portimão, havendo desempenhado outras altas funções, entre as quais as de Comandante da Força Especial de Protecção Civil com responsabilidade nos distritos de Beja, Évora e Setúbal. Estamos certos que na Madeira em tão elevada posição continuará com o mesmo espírito de servir que lhe grangearam o apreço e gratidão das gentes do Algarve e não só. 

        A outra figura algarvia que, após servir durante quase três mandatos (o máximo que a Lei permite) as difíceis funções de Presidente do Município, foi o Dr. ROGÉRIO BACALHAU COELHO. Algarvio, natural de Paderne, licenciado em Ciências Matemáticas - Ensino, foi o instalador, a convite do saudoso também algarvio dos «quatro costados», o dr. Francisco Belchior, da Escola Secundária Prof. Pinheiro e Rosa, para além do cumprir de muitas outras funções (leccionação na Escola João de Deus, presidente do Rotary Clube, etc.). Um homem sempre certo no lugar certo. Preside à Companhia das Águas do Algarve, uma entidade de relevante interesse na actual contextura, sucedendo a outra ilustre e dedicada algarvia, a Dra. Isabel Soares, que havia presidido ao Município de Silves, de onde é natural. Tenho acentuada amizade e grande admiração pelos dois, mas isso não tolhe no mínimo o chamar «s bois pelos nomes», que o mesmo é dizer de quanto nos orgulham estas nomeações.

Sem comentários:

Enviar um comentário