segunda-feira, 8 de setembro de 2025

CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL

  RADAR SOCIAL - EM PROL DOS MAIS EXCLUÍDOS

   Quase a terminar o seu mandato, por via das eleições autárquicas marcadas para 12 de Outubro o Executivo da Câmara Municipal de Faro lançou um projecto de vasto alcance e que se espera atinja os objectivos visados. Estes são-no fundamentalmente de natureza social já que visam atingir os casos de maior exclusão em diversas áreas. Como é sabido, á dimensão nacional, é cada vez maior o índice de exclusão ou de pobreza extrema, colocando um futuro sombrio.
   Trata-se do «Projecto Radar Social» que é apoiado financeiramente pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e que «visa reforçar e aproximar a rede local de apoio a todos os cidadãos farenses, contendo medidas de maior justiça social e de solidariedade».
  Destina-se assim a quantos vivem em situação de vulnerabilidade, risco de pobreza ou exclusão e o Município vive neste momento uma fase de avaliação de risco, através da identificação de pessoas, famílias ou grupos na referida situação de vulnerabilidade (situação económica, isolamento, insuficiência de rendimentos, falta de suporte familiar, tráfico humano, maus tratos, etc.).
  Os casos podem ser apontados quer pelos abrangidos ou familiares ou por qualquer cidadão, nos Serviços Sociais do Município na Praça José Afonso, nº 1 - 8 000 -172, em Faro (telefone 289 870 869). «Projecto Radar Social» uma ideia que se espera não se fique pela intenção, mas que avance em prol de Faro, um concelho mais fraterno e solidário.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário