segunda-feira, 22 de setembro de 2025

CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL


O FARENSE ISAAC NADER CAMPEÃO MUNDIAL DOS 1 500 METROS

  «Esta conquista enche de pleno orgulho todos os farenses» foi escrito pelo Município de Faro a propósito da conquista por Isaac Nader, nos Campeonatos Mundiais, disputado em Tóquio, da prova dos 1 500 metros. Nós acrescentaremos que esta memorável vitória enche de legítimo e justificado orgulho todos os portugueses. Foi uma vitória do querer, do esforço e do valor do medalhado atleta, que nasceu nesta cidade há 26 anos e que iniciou a prática desportiva no futebol juvenil do Sporting Farense. Foi quando se deu a passagem para o escalão júnior, que se perdeu um futebolista mas ganhou-se um praticante de atletismo à escala mundial.
    Na capital japonesa Isaac Nader seguia na recta a 100 metros da meta na 7ª posição, passando os demais concorrentes com um sprint que lhe daria o título mundial e o pleno júbilo de todos nós. Trata-se de um nome sempre ligado ao desporto. Foi seu tio, o fabuloso Hassan Nader, internacional por Marrocos e o «bota de ouro» - melhor marcador da I liga pelo Farense, na época de 1975/76, donde se transferiu para o Sport Lisboa e Benfica, regressando depois aos leões de Faro. Ainda hoje o nome de Hassan é bem querido às gentes da capital sulina, organizando todos os anos, na pré-época e em sua homenagem a disputa do «Troféu Hassan», com a participação de cotadas equipas ibéricas. O pai do Campeão do Mundo dos 1 500 metros Youssef  Nader também vestiu e serviu o Farense, havendo-se casado com uma jovem farense. 
    Não é todos os dias que este concelho conhece um seu filho como Campeão Mundo e reafirma o seu propósito de ser Campeão Olímpico, para o que acrescentamos ao seu ensejo os nossos melhores votos para que tal venha a acontecer.
     Registamos as felicitações que o farense Isaac Nader recebeu do Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, onde afirma o mais alto Magistrado da Nação: «uma emocionante corrida onde mostrou toda a sua qualidade e determinação».
  

Sem comentários:

Enviar um comentário