CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL
UM «OBRIGADO», QUE É DEVIDO
Faltam escassos dias para acontecerem as eleições autárquicas, marcadas para 25 de Outubro (Domingo). O primeiro voto que se formula é que haja uma ampla e decidida participação de todos os cidadãos conscientes de que este é o primeiro direito em democracia. Depois porque se tratando de eleições para as autarquias esta é a forma de assumirmos o que queremos para as nossas terras visando o seu futuro e o progresso (condições de vida) dos seus habitantes.
É certo que muitas mudanças se vão verificar, inscritas na própria Lei, como é o caso do cumprimento de três mandatos consecutivos. É certo que é grande a variedade de opções, dado o número de listas concorrentes, casos havendo em que sequer os candidatos conhecemos, nós que por aqui nascemos e vivemos há quase 90 anos.
Em Faro, cidade natal, a presidência autárquica e outros cargos terá novo eleito já que o actual presidente, o Dr. Rogério Bacalhau está excluído, posto que este é o seu terceiro mandato. Acreditamos, temos este hábito e já não é altura de vida para o deixar, que todos os eleitos hajam dado o melhor de si mesmos para cumprirem as missões que em sufrágio universal lhes foram confiadas.
Cremos que a grande maioria desses que durante este quadriénio foram chamados ao exercício do poder local, salvo raras excepções, o fizeram com toda a honestidade e o são propósito de saírem com as «mãos limpas» e os honrados ensejos de, com honesta dignidade, servirem e não se servirem.
É cada vez mais difícil convencer alguém a desempenhar cargos políticos, sujeitos que o estão, pelos julgamentos acontecidos na rua ou às mesas dos cafés ou nas pinturas que enxameiam paredes e muros a serem candidatos às funções provindas do voto. Por isso e porque continuamos acreditando na limpeza de intenções («que santa ingenuidade», lançar-nos-ão muitos) julgamos que na hora da partida é, de toda a justiça, expressarmos o nosso «muito obrigado» a quantos estiveram ligados à gestão do Município, da Assembleia Municipal, na União de Freguesias (Sé / São Pedro)e nas freguesias rurais de Estoi, Santa Bárbara de Nexe, Conceição de Faro e Montenegro.
io
Sem comentários:
Enviar um comentário