segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

OS MONTANHEIROS VENCERAM

(dia de festa na aldeia do POÇO LONGO)


CRÓNICA DE WASHINGTON

COSTELETAS DE SUCESSO

O LARINDAS

(por DIOGO TARRETA, felizmente no activo)

A história do LARINDAS vai para todos os costeletas, mas especialmente para o Professor Américo, porque foi ele que disse que “ser costeleta é um estado de espírito” e porque a cena que vamos contar, aconteceu numa aula de ginástica.

Para os costeletas de 54/55, do primeiro primeira, o nome FRANCISCO RODRIGUES NETO talvez não diga muito mas, se lembrarmos o nome por que era conhecido, todos se vão recordar.....

Era o LARINDAS.

LARINDAS...ora LARINDAS porquê?

Porque o Francisco, nasceu na ARGENTINA mas veio para PORTUGAL, muito pequeno, mais propriamente para o POÇO LONGO, ali bem perto de PECHÃO e trouxe com ele o idioma castelhano....que algumas vezes lhe escapavam umas palavras.
Aconteceu logo nas primeiras aulas com o professor AMERICO, numa aula de ginástica, numa das corridinhas no ginásio, o nosso Francisco perdeu uma sapatilha e....creio que gritou....EIH YO HAY PERDIDO MIS LARINDAS...

A malta agarrou a palavra larindas que colamos ao Francisco e... até hoje.

Porque era um tipo bacano já nesse tempo, amigo do seu amigo, temos todo o prazer em colocar no blogue dos costeletas a história do nosso LARINDAS, porque ele é um montanheiro que venceu.

Frequentou o ciclo preparatório até à altura em que seu irmão mais velho emigrou para os Estados Unidos. Aí a sua vida mudou de rumo ou digamos que seus pais decidiram que seria melhor para o Francisco ele também emigrar para as os USA, isto sem antes ficar uns 3 ou 4 anos na horta regando e quiça talvez mais do que isso.

Chegado aos 17 anos, emigrou para junto do irmão JOSE e, em boa hora o fez.

TRABALHADOR,TALENTOSO E EMPREENDEDOR, hoje possui uma das maiores companhias de construção de WASHINGTON e talvez dos ESTADOS UNIDOS, empregando varias centenas de homens e mulheres.

Apesar do seu enorme sucesso sente-se um costeleta como qualquer um de nós e, tenho a certeza de que se tivesse quedado por Portugal seria igualmente um costeleta de sucesso

PS- Na qualidade de colaborador autorizado da aaaetcabreira, estou, pessoalmente, a convidar o nosso costeleta FRNCISCO RODRIGUES NETO, para estar presente no almoço anual dos costeletas em 8 de Junho próximo e solicitar à Presidência da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, que considere este costeleta digno de distinção por parte da Associação pelo relevantes serviços prestados.

João Brito Sousa