quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

ULTIMA HORA


CARNAVAL COSTELETA

no

AlgarCatering-Senhora Menina-Faro

Dia 2 Fevereiro-Sábado

25 € por pak

MENÚ

Amoço Servido em bufett especial

Música ao vivo para dançar

Prémio para o melhor destrajado
Não é obrigatório vir mascarado

ELEIÇÃO DOS REIS DO CARNAVAL COSTELETA

Contacto

Isabel:-telm. 919029068

Mimi:-telm. 919367688

UM PROFESSOR DEDICADO

(J S Almeida Lima)

JOAQUIM DE SOUSA ALMEIDA LIMA


O Almeida Lima, foi colaborador de ”O COSTELETA” , constituindo uma grande ajuda na execução e no engrandecimento do nosso jornal. Fez parte dos órgãos da Associação, sendo ainda hoje Presidente do Conselho Fiscal..

Foi professor na Escola e orientador de estágio dos professores do 12º grupo, tendo depois exercido funções no Ministério da Educação. Visitou várias Escolas, frequentou cursos de formação na Alemanha e na Suécia, no âmbito dos então cursos técnicos que mais tarde viriam a acabar,

Foi professor de Caligrafia, de Dactilografia e Secretariado, onde foi um inovador em Práticas de Secretariado, trazendo para a aula o que se fazia na vida real.

Isto é o que todos sabem do JOAQUIM DE SOUSA ALMEIDA LIMA, porque é o que foi visto no terreno da vida. Mas será tudo? Penso que não..

Antes de mais dizer que, o professor ALMEIDA LIMA, antes de professor - que tanto se preocupou com a formação dos seus alunos – foi o Homem que tentou compreender o mundo e as suas tendências, para que, no seu “metier” de professor, as pudesse transmitir aos seus educandos.

O Professor ALMEIDA LIMA, foi dos primeiros a perceber que a Escola não se pode confinar à sala de aula ou aos conteúdos das sebentas, tantas vezes mal elaboradas. A Escola tem de ser dinamismo, eficiência, aplicação e modernidade.

Foi um estudioso das coisas do ensino e percebeu que o mundo mudou, no sentido em que o amanhã começa já hoje. A vida é mais rápida, morre-se mais tarde e os alunos terão de querer aprender mais em menos tempo.

Não foi para que os alunos não soubessem a tabuada, que a máquina de calcular entrou nas salas de aula. Entrou, sim, mas para ajudar não a calcular percentagens mas para ajudar a calcular integrais e outros, que são morosos de fazer em cálculo mental. . Nem os alunos nem a escola perceberam isso. Mas o professor ALMEIDA LIMA percebeu.

Os alunos terão de perceber, que, no desempenho profissional a rotina já não tem lugar. e que o emprego hoje é precário em todo o lado. Hoje inova-se e investiga-se em todo o mundo. É a competição que assim o exige. Foi isso que ALMEIDA LIMA ensinou.

A globalização, a abolição de fronteiras, o aquecimento do planeta, a corrupção e fuga aos impostos, a pedofilia, o desemprego galopante, a falência e ciclo de vida das empresas são alguns dos milhentos problemas que a Escola tem de saber que existem .

Mas para que isso aconteça, essa consciencialização tem de ser, primeiro, dos professores.

Mas, Professores.. como o Joaquim Almeida Lima, que se interessou por estas coisas. Com outros professores....não..

Estas palavras são para o ALMEIDA LIMA que as merece, face a tudo aquilo que deu à Associação.

À Associação que lhe deve bastante..
João Brito Sousa