quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

«LENDAS ALGARVIAS»

(Maria José Fraqueza)
NOVO LIVRO DA "COSTELETA" MARIA JOSÉ FRAQUEZA
A nossa estimada colega Maria José Fraqueza, com uma duzia de obras publicadas (poesia, teatro, histórias, etc.) lançou mais um livro de sua autoria «Lendas Algarvias», editado pelo Elos Clube de Faro.
Com uma alusiva capa concebida por José Luís Guedes de Campos e prefácio assinada por Dina Lapa de Campos («A verdadeira riqueza de um povo mede-se por contributos como este»), a nossa "Zezinha" dedica esta obra "Aos meus saudosos avós a quem ouvi as mais belas lendas e histórias de encantar" e declara que "decidi publicar este livro de lendas para que fiquem registadas na memória dos tempos e possam contribuir para o enriquecimento do nosso património cultural"
Manjua Leal

FRANKLIN MARQUES O «1º JUIZ»


(Franklin Marques)
O nosso mui estimado colega e primeiro director de «O Costeleta», antigo e dedicado Director que foi da nossa Associação, de que tem sido um dos entusiastas maiores, foi merecidamente distinguido pela Associação de Atletismo do Algarve, com o «Prémio Prestígio», que lhe foi outorgado pelos relevantes serviços prestados aquele Organismo, de que foi devotado dirigente.
A entrega do alto galardão, que justificou fortíssimos aplausos e elogiosas referências, aconteceu durante o jantar comemorativo do 45° aniversário da Associação de Atletismo do Algarve.
Para o Franklin, com aquele justificado orgulho de ser «costeleta», as felicitações da malta com um forte «Alábi, alabá, alabi. bum, bá ... ».

Manjua Leal

«COSTELETAS EM ANTOLOGIA POÉTICA»

(Casimiro de Brito)
Muitos são os antigos alunos da Escola Tomás Cabreira que são figuras destacadas da poesia seja-o a nível regional, do País ou mesmo além - fronteiras, com destaque para essa figura de vanguarda, que é Casimiro de Brito, um dos nomes maiores da arte poética portuguesa contemporânea. Foi, recentemente publicada, em Faro a «Antologia Poética», obra que as­sinala o 10° aniversário da «Tertúlia da Hélice», fundada em Maio de 1997, por três poetas ligados pela amizade, entre os quais o veterano «costeleta» Diamantino Barriga, com vários poemas neste livro, tal como os nossos colegas Célia Roque, Maria Romana, Luciano Vargues e o saudoso Vivaldo Beldade.
Manjua Leal

CONVERSANDO COM CASIMIRO DE BRITO

(Casimiro de Brito)

No passado dia 2008.01.17, escrevi um mail ao nosso colega e “COSTELETA” como nós, CASIMIRO DE BRITO, nestes termos:

ALÓ CASIMIRO. Não nos vimos há muito tempo, mas estive contigo na palheta há aí uns vinte anos no Saldanha, onde me disseste que a tua editora te dava dois anos para publicares um livro.


Enquanto alunos da Escola, fui contigo uma vez, no Verão, a um baile a Albufeira, num teu CAROCHA.

Não te tenho visto mas tenho sabido de ti.Venho convidar-te para que estejas presente no almoço anual da ESCOLA, no dia 8 de Junho próximo em Vilamoura e solicitar-te que escrevas umas notas para o blogue da escola que é http://oscosteletas.blogspot.com/e já agora dá uma olhadela no meu http://bracosaoalto.blogspot.com/ (é só clicar em cima)


Aceita um abraço do BRTO SOUSA


E o Casimiro de Brito
Presidente do P.E.N. Clube Português.
Rua Emb. Martins Janeira, 15-6º.Esqº. 1750-097 Lisboa Portugal
Novo telefone fixo - 309928481 *** TM: + 351 93 626 8878
Email: http://w15.mail.sapo.pt/dimp/
Email: http://w15.mail.sapo.pt/dimp/
Sites: http://casimirodebrito.no.sapo.pt/
http://penclube.no.sapo.pt/


Respondeu assim:

Meu caro,

Acabado de chegar da América do Sul (onde fui a um Festival Internacional
E lançar um livro meu na Colômbia) vejo o teu mail. Agradeço.
Mas não vou poder estar nesse tão saboroso jantar porque por esses dias
estarei no Japão, onde vou habitualmente pois sou um dos directores de uma
Organização Mundial de Poesia sediada em Tóquio.
Desejo-vos um óptimo convívio.
Abraço do
Casimiro de Brito, 23/1.

E enviou este poema.

Nada me separa da morte
pois o caminho que vai
é igual ao que vem.
Também a respiração contém
o perfume dos ciprestes.
A duração do diamante.
São as viagens do sangue
para a terra e da terra
para o sangue.

MUITO OBRIGADO Ó CASIMIRO

Ala Bi Ala Bá.. bum ... bá... Escola... Escola... Ecola.


JOÃO BRITO SOUSA