sexta-feira, 2 de maio de 2008

POEMA DA AMIZADE (COSTELETA)


POEMA DA AMIZADE

Albert Einstein

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

Mas, enquanto houver amizade,

Faremos as pazes de novo.


Pode ser que um dia o tempo passe...

Mas, se a amizade permanecer,

Um de outro se há-de lembrar.


Pode ser que um dia nos afastemos...

Mas, se formos amigos de verdade,

A amizade nos reaproximará.


Pode ser que um dia não mais existamos...

Mas, se ainda sobrar amizade,

Nasceremos de novo, um para o outro.


Pode ser que um dia tudo acabe...

Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

Cada vez de forma diferente.


Sendo único e inesquecível cada momento

Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:


Uma é acreditar que não existe milagre.

A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.


Publicação de

João Brito Sousa

PEQUENA TERRA E GRANDE COSTELETA


JOSÉ MANUEL MARIGUESA

Licenciado em Economia pelo ISCEF ao Quelhas, este costeleta de Silves, que veio fazer as secções para os Institutos na nossa Escola, foi um brilhante aluno.

Funcionário superior da Banca comercial, foi recrutado por Bruxelas para aí desenvolver a sua actividade de Economista.


É NATURAL DA PEQUENA VILA DE ESTOMBAR

A vila de Estômbar é uma das mais antigas freguesias do Algarve. Encanta-nos pela silhueta da brancura do seu casario, figurando no concelho de Lagoa como o mais mourisco dos aglomerados urbanos.

Sanabus, designação da actual vila de Estômbar no tempo da ocupação árabe, constituindo importante centro no interior de um castelo chamado Abenabeci, que as tropas de D. Sancho I conquistaram por alturas de 1191.

Nesta bonita terra de contrastes, viram a luz do dia figuras importantes, que ficaram para sempre na história, desde poetas como Ibne Ammar, aos heróis, como o lendário Remexido, para além de nobres personalidades da fidalguia e clero.

Dada a sua privilegiada localização, Estômbar foi outrora, centro económico de grande prosperidade. Baseada numa economia essencialmente agrícola, Estômbar passou a ganhar notoriedade e riqueza com o incremento das actividades ligadas à exploração do sal e ao tráfico comercial no Rio Arade.

Porém, é com a dinamização dada à Industria Conserveira que a freguesia se expande, ganhando novos aglomerados populacionais e novas fontes de rendimento. Com a decadência das referidas actividades, a povoação foi encontrando noutras o seu ganha-pão.
Actualmente, a vila de Estômbar conta com um pequeno tecido empresarial ligado à construção civil e às obras públicas, reflexo do principal impulsionador do desenvolvimento económico do concelho (turismo).

Apesar de sofrer os efeitos da interiorização, Estômbar encontra-se dotado de modernas infra-estruturas e equipamentos ligados à saúde, ao ensino, ao lazer, visando a qualidade de vida dos seus residentes.

Texto retirado da net por
João Brito Sousa

UM COSTELETA DE SUCESSO




O ENGº PARREIRA AFONSO

GRUPO ROLEAR
Caso de Sucesso.

O Presidente do Conselho de Administração do grupo Rolear é o Engº Parreira Afonso, costeleta dos anos 60.

Instalada no Algarve, a Rolear desenvolve a sua actividade através de nove subsidiárias que operam nas áreas da água, gás, electricidade e comunicações para um leque de mais de 15000 clientes. Nos 26 anos de actividade a empresa procurou expandir o negócio apostando em novas áreas como as energias alternativas, o gás canalizado, a construção ou as comunicações.

Na história que hoje tem para contar a Rolear foi uma das primeiras empresas da região a apostar em soluções de automação para sistemas de óleo hidráulico, electricidade e ar comprimido, fontes de energia que ajudaram a dar o nome à empresa com as suas iniciais.

De projecto em projecto a expansão aconteceu e hoje a Rolear toca os limites de uma grande empresa, com mais de 200 empregados, a sede em Faro e lojas em Ferreiras, Portimão, Lagos, Lagoa, Vila Real de S. António, Beja e Lisboa.

A implementação do mySAP Business Suite resultou precisamente da necessidade de coordenar esforços e informação nas várias unidades de negócio “centralizando compras e garantindo o acesso numa mesma plataforma”, explica António Parreira Afonso, Presidente do Conselho de Administração.

A empresa algarvia percorreu o caminho das pedras tendo por várias vezes a sensação que não haveria “um fato adequado ao seu tamanho”, salienta o responsável. A decisão pelo mySAP Business Suite não foi difícil e deu-se logo depois da SAP anunciar um novo posicionamento, mais próximo do mercado das PME.

O Grupo tem desenvolvido com sucesso as obras que lhe são confiadas, para isso contribuindo os:


Engenheiros com comprovada experiência


Técnicos qualificados nas várias especialidades


Meios materiais modernos


Alvarás que possibilitam a realização dos vários tipos de obra


Tem na sua carteira clientes-referência, dos quais se podem destacar:


Aguas do Algarve


Aquashow


Caixa Geral de Depósitos


Carvoeiro Golfe


Centro de Radioterapia do Algarve


Fabrica do Inglês


Herdade de Montalvo


Hospital Distrital de Faro


Hotel da Altura


Texto retirado da net por
João Brito SOUSA