sábado, 3 de maio de 2008

À MEMÓRIA DO FRANKLIN MARQUES




















A MALTA QUE SEMPRE ESTEVE CONTIGO



A VELHA ESCOLA


AS MOÇAS NOSSAS COLEGAS

















A ESCOLA DO MAGISTÉRIO



O ARCO DO REPOUSO

MEU CARO FRANK

A cidade de FARO está contigo porque tu sempre estiveste com ela. E cantaste-a assim:

Recordar esta cidade,
Tal como eu a conheci,
Quando a modernidade
Andava longe daqui,
É contar uma longa história
De lugares e de gente
De que se guarda memória;
È trazer para o presente
O que a terra foi outrora,
E senti-la bem diferente
De como se sente agora.
Mas como é grande a meada
Que ........................
publicação de
João Brito Sousa

QUANDO ALGUÉM PARTE

Franklin da Assunção Rodrigues Marques

O Nosso Franklin Partiu

ETERNA SAUDADE

QUE DESCANSE EM PAZ

O corpo está na Igreja da Mesericórdia, a missa de corpo presente é amanhã às 11 horas e 15 minutos e o funeral realiza-se às 14 horas para TAVIRA.

Rogério

À CONVERSA COM O COSTELETA


MANUEL SILO DA GRAÇA CAETANO

Encontrei o MANUEL CAETANO na AAAETC e, como bom conversador que é, falámos um bocado de coisas talvez importantes.

Diremos, antes de mais, que no seu currículo consta a formação de sete empresas, na área da refrigeração, da transformação industrial de alimentos e da produção agrícola", havendo ainda a registar o seu "envolvimento directo" na formação de associações empresariais como o NERA (Associação Empresarial do Algarve), a Globalgarve AS, a AIDA (Associação Interprofissional para o desenvolvimento e Valorização da Alfarroba), a BIOTECNAR (Associação de Tecnologia Alimentar do Algarve), a ADA (Associação de Desenvolvimento do Algatve), o Centro de Inovação e Negócios Algarve/Huelva, o CERA (Conselho Empresarial da Região do Algarve), etc.

Dessa conversa que mantivemos, deixamos aqui estas notas:

Manuel, o que significou para ti ser o Presidente da Assembleia Geral da AAAETC desde a 1ª hora.

Bom, isso para mim foi um acto de amor à Escola e em particular à nossa Tomaz Cabreira. A Escola para mim, foi uma instituição sagrada, onde os professores eram intocáveis, era o templo sagrado do conhecimento. Eu tive sempre uma sede enorme de saber. Além disso, houve os colegas de turma e da Escola, esses amigos que não nos abandonam mais. Uma amizade feita na Escola fica para a vida inteira. Por todos esses motivos, ser da Assembleia Geral era quase como ser estudante outra vez. E eu gostei desses tempos.

Estudante e empresário, onde te sentes melhor?

Vejamos, ser estudante é preparamo-nos para a vida; empresário é a vida. Enquanto estudantes vivemos situações que não vivemos nunca mais. Como empresário acontece o mesmo, mas, o que acontece na vida empresarial só a ela pertence.

Entre uma e outra, acho que a vida de estudante leva-se melhor. Se temos um exame amanhã e hoje ainda estamos em branco na matéria, não há nada que uma boa cábula não resolva. Na vida empresarial não há cábulas mas sim, há que defender o bom nome.

E, curiosamente, ser-se simultaneamente estudante e empreendedor uma vida inteira. O empresário deverá estar actualizado e para isso terá de estudar.

A distinção atribuída pelo Núcleo do Algarve da ANJE (Associação Nacional dos Jovens Empresários) com o Prémio "Car-reira", entregue no decurso de uma solene Gala que decorreu no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Gambelas (Faro) foi um momento alto para ti?

Sim, foi um momento que senti muito orgulho no trabalho que vinha desenvolvendo. É que para chegar aqui, a corda é muito difícil de subir. E quem chega orgulha-se disso. Como vês, aquela coisa do meu nome é importante. Nenhuma empresa chega aqui sem o bom nome. A boa reputação e as boas práticas são importantes para se chegar ao topo.

Fala-me dos professores do teu tempo.

O primeiro professor de português, o professor Mealha. A professora de fisico-química e matemática, a Drª Conceição Sintra que provocou em mim a grande aptência pelo conhecimento técnico/científico e a capacidade para discernir. O Professor Américo, aquele pedagogo e o grande amigo indutor de fraternidade e solidariedade.

E colegas, quem foram eles ?

O primeiro nome vai para o meu parceiro de carteira na Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, o Manuel Vargas, aquele amigo que já se foi, que Deus o guarde para a eternidade.
Todos os outros estão no meu coração que é fraterno e solidário como devem ser todos os que professam o estado de espírito Costeleta.

O que é para ti a felicidade?

Ser feliz, é ter tido a possibilidade de falar contigo. Porque houve um motivo válido que foi termos sido colegas e continuarmos amigos. E é desta amizade, que resulta a solidariedade que é a base do tal estado de espírito costeleta, de que fala o professor Américo.

E despedimo-nos..

Texto de João Brito Sousa

TERRAS PEQUENAS GRANDES COSTELETAS

APRESENTAMOS O COSTELETA
FRANCISCO JOSÉ FERNANDES LEAL

Eleito Presidente da Câmara Municipal de Olhão em 1993, continua no cargo desde então de forma ininterrupta.

Engenheiro Técnico Agrário, casado, 64 anos, natural de Luz de Tavira a residir na Fuzeta desde 1970.

LUZ DE TAVIRA

Luz de Tavira é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 31,53 km² de área e 3 778 habitantes (2001). Densidade: 119,8 hab/km².
Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001, tendo a sua designação sido alterada de Luz para Luz de Tavira.

Principais sítios desta freguesia: Igreja (ou Aldeia), Amaro Gonçalves, Arroio, Arroteia, Belmonte, Brejo, Campina, Luz, Maragota, Murteira, Palmeira, Pereirinhas, Pinheiro e Torre de Aires.

PATRIMÓNIO

Conjunto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz de Tavira e Rossio da Luz de Tavira
Estação arqueológica romana da Luz de Tavira ou Cidade romana de Balsa

Ermida de Nossa Senhora do Livramento

Texto retirado da net e do "AAVEZINHA" por
João Brito Sousa