quinta-feira, 15 de maio de 2008

RECORDANDO UM GRANDE COSTELETA


PARA A CELESTE

O JOSÉ DUARTE MARTINS BAPTISTA, foi um costeleta do meu tempo.

Fizemos a escola primária juntos em MAR E GUERRA, andando eu, duas classes mais, à frente dele, talvez eu na quarta e ele na segunda. Lembro-me muito bem do Zé Duarte e do carinho que a D. Helena nutria por ele, óh menino José Duarte, então diga lá... e coisas assim.
Curiosamente não conheci o pai, apesar de saber que era o Damião Baptista, que morava, creio eu, ali perto do tio Serôdio, o pai do Custódio e do Tino, que emigrou para França.. Pelo menos é esta ideia que eu tenho.

Sei que o Zé tinha um irmão que residia em LONDRES e uma das últimas vezes que estive com ele, disse-me que tinha estado dois meses na casa do mano. Ainda me lembro das palavras que ele me disse:- João, cuida de ti não te descuides... a vida é curta... vive-a bem... .
Recordo aqui que o Zé foi dos primeiros dos nossos a possuir o telemóvel. Numa tarde em que fui fazer compras ao Jumbo de Alfragide, encontrámo-nos lá e o Zé disse-me, João toma lá o meu número de telefone, quando quiseres ligas para mim. Lembro-me que não quis ficar, porque eu não tinha telemóvel ainda e não percebia muito bem daquilo.

Quando me encontrava com o Zé Baptista era sempre com muito gosto que o fazia pois o Zé a conversar era um espectáculo. Uma vez encontrámo-nos na procissão do Senhor Morto na sexta feira de Páscoa, conversa para aqui conversa para ali, quando às tantas ele me diz: João, mas tu não evoluíste nada... estás na mesma... meu querido amigo como disseste a verdade e como eu me lembro dessas tuas palavras..
Conheci também a esposa do Zé, que residia li para os lados da Senhora da Saúde, penso eu e que andou connosco lá na Escola Comercial e Industrial de Faro, frequentou o Curso Comercial e foi funcionária do BNU, em Lisboa. Parece que é isto.
Sendo assim, quero deixar aqui um cumprimento especial para o velho amigo Zé Baptista, esteja ele onde estiver e que mande de lá uma história para a publicarmos aqui.
E disponha sempre deste espaço que é para os amigos.


Texto de
João Brito Sousa
João Brito Sousa