sexta-feira, 23 de maio de 2008

O NOTÍCIAS DE S. BRÁS E UM COSTELETA


O NOTÍCIAS DE S. BRÁS E UM COSTELETA

MANUEL BELCHOR
EXPÕE NA GALERIA DO MUSEU DO TRAJO.

No nº 138 do NOTÍCIAS DE S. BRÁS de S. BRÁS de ALPORTEL, página 5, vem a notícia de que “O COSTELETA” MANUEL BELCHIOR, é um dos artistas que expõe até ao dia 9 de Junho na Galeria Nova do Museu do Trajo Algarvio, na Exposição “Artes Decorativas” . Pinturas e esculturas fazem parte da mostra que pode ser visitada.

Como se sabe MANUEL BELCHIOR é o autor da célebre escultura “O ALGARVIO” que se encontra na Biblioteca Municipal de S. Brás de Alportel.


QUEM É MANUEL BELCHIOR

MANUEL BELCHIOR é natural de S. BRÁS de ALPORTEL. Era ainda muito jovem quando tomou contacto com a Escola Tomás Cabreira em Faro, onde concluiu o curso Industrial.
Frequentou depois durante 3 anos a Escola Militar de Paço de Arcos.
Trabalhou cerca de 40 anos em laboratórios de engenharia electrónica na Alemanha onde fez algumas intervenções neste campo, paralelamente com a profissão. Faz exposições desde 1960 na Alemanha e Portugal, fazendo parte do grupo “prisma” (pintura e escultura).
Algumas das suas obras encontram-se em colecções particulares em França, Estados Unidos da América, Inglaterra e Portugal.
Em 1964 inicia o projecto “ AS PAREDES FLORESCEM”, cerca de 50 murais com 6 x 3 m em acrílico numa das grandes fábricas da Europa.
Expõe permanentemente em Munique, na Galeria “Die Goldschmiede” e tem grande tendência para o impressionismo, assim como para trabalhar em diversos materiais, metal, madeira, cimento e cobre, que constitui uma técnica muito própria.

O MANUEL BELCHIOR É COSTELETA.

Texto de
João Brito Sousa