segunda-feira, 2 de junho de 2008

PONTO DE VISTA COSTELETA


PONTO DE VISTA DE DOIS COSTELETAS

O SENTIDO DA VIDA

Manhã para mim...é domingo, aqui estou eu às voltas com o vicio, computador e blogues.....ou será sede de aprender com os outros? Não sei. Mas sei que sinto vontade de dizer algo sobre o SENTIDO DA VIDA, esse texto que publicaste no blogue. Gostaria mais de estar contigo e Arnaldo pessoalmente falando...era mais fácil...muitos dos pensamentos desaparecem da mente antes de chegar a' escrita e a escrita nem sempre reflecte a ideia....fica translúcida.....

Mas vamos ao assunto por ti abordado hoje e pelo amigo Arnaldo tão bem comentado.....nem de perto ou de longe eu teria a clarividência transcrita pelos meus amigos. E, começo pelo fim !

O Paulo Valladas de que me recordo muito bem tem razão.

O Arnaldo também .

Ainda bem que existem os poetas e os sonhadores para nos "levarem" ao impossível-----À utopia!

Discordo que o destino heroico dos Portugueses seja fazer o impossível !!Tudo para nós foi possível, para os que o quiseram! Para os que sonharam e arriscaram! Muitos ficaram pelo caminho, e' certo,....mas isso faz parte da selecção natural que Darwin tão bem descreveu.
"O trabalho nunca acaba "! e' verdade que não, nem mesmo que voltássemos às cavernas, o que eu creio não as haveria para todos!

O termo "trabalho" é relativo, muitos, e são esses que eu creio que o Arnaldo se refere, têm ocupação, não trabalho!

Pode ser-se feliz trabalhando com metas, com sentido de progressão de melhoramento familiar e, infeliz, num estado de letargia e, ausência de trabalho produtivo ou ocupação, senão veja-se o desespero de um desempregado .mas isto vai muito alem daquilo que eu estou abalizado a comentar....prefiro ficar-me pelas experiências da vida a entrar em campos onde só os estudiosos da matéria parecem entender a fundo.

O Arnaldo focou um numero de maleitas universais, estou de acordo com ele em todas excepto uma ...a energia nuclear.....vamos falar sobre isso um dia, frente a frente...demagogos destruíram a possibilidade de termos a forma mais limpa de energia conhecida do homem......deu-se ouvidos a' demagogia como muitas vezes acontece...e, aqui sobressai aquele pensamento que uma vez te disse:"cem gritando ouvem-se mais que um milhão calados"

Texto de
DIOGO COSTA SOUSA


Lirismos


Os poetas são isso mesmo: poetas!

Só um poeta pode "dourar a pírula" e dizer que "dar sentido à vida é trabalhar COM ESPERANÇA NUM MUNDO MELHOR"!! Subjectivismo poético! Apenas isso. Porque:

- Hoje ninguém trabalha voluntariamente. É que, para além do imperioso sacrifício de ter que dar satisfação às necessidades básicas de sobrevivência, o Homem dos nossos dias tem ainda toda uma panóplia de outras necessidades, por ele criadas, a que tem que fazer face, embora tidas como secundárias. São as cruentas consequências do progresso.

- Hoje, trabalho é sinónimo de infelicidade, dado que a única esperança que gera é a de que o seu rendimento nunca será suficiente felizmente reformado para se alcançar tudo o que se almeja, materialmente falando.

- Hoje, o arreigado individualismo do comportamento do Homem, virado exclusivamente para a procura da satisfação das ambições pessoais, não lhe permite a veleidade de pensar nos problemas do seu vizinho e, por isso, o impede de se preocupar com a melhoria do mundo.


Preocupa-se, isso sim, com a melhoria da sua vida pessoal. Aí estão, por esse planeta fora, todas as "calinadas" que provam a despreocupação do Homem com o futuro do mundo: o buraco do ozono, a desflorestação da amazonia, as centrais nucleares, os arsenais de guerra, etc., etc.

Assim sendo, meu caro poeta, há que repensar no que será capaz de "dar sentido à vida". Será mais fácil esse exercício do que tentar mudar o mundo. Todavia, como a esperança é o último que morre, que haja poetas para alimentar essa esperança!

arnaldo silva
Felizmente Reformado
Publicação de
João brito Sousa