quinta-feira, 5 de junho de 2008

A FORÇA DO FUTETBOL ( I )


A FORÇA DO FUTEBOL ( I )

A selecção nacional de futebol está na Suíça, para iniciar o campeonato da Europa de futebol. Tem sido uma loucura nos treinos, à chegada ao Hotel e por ai fora. O futebol é um jogo praticado com a ajuda de uma bola de couro, que designamos por bola de futebol. A força que o futebol representa advém da afinação do jogo de equipa obtido no treino de conjunto.

O campo onde é praticado o jogo, é dividido em duas partes iguais e os jogadores são colocados nas diversas zonas do campo. No futebol nada pode ser feito ao acaso; tudo está devidamente organizado. Isto se a equipa quiser ganhar. Hoje há treinadores especificamente para guarda redes, há o preparador físico, há o treinador que vai espiar as tácticas do adversário.

A Escola tinha bons jogadores. O bom jogador é aquele que sabe jogar a bola, receber e entregar a dita, sabe desmarcar-se da cobertura dos adversários pensar rápido, a tal ponto, que, quando a vai receber já sabe o que vai fazer com ela.

O último grande jogador da Escola foi o Arcanjo que jogou no Benfica e no Vitória de Setúbal Jogava na zona inteiro do campo, entre o extremo e o ponta de lança. Tinha um pontapé fabuloso, quer em força quer em colocação.

O que mais me entristecia no Arcanjo é e em parecia que não gostava de jogar à bola. Habilidade tinha ele às carradas.

Texto de
João Brito Sousa