sexta-feira, 6 de junho de 2008

EU E O PEPE; DOIS COSTELETAS


CONVERSANDO COM O COSTELETA

JOSÉ CORREIA XAVIER BASTO

Quando eu cheguei á Escola Comercia e Industrial de Faro em 52 estava o Zeca Basto de saída. A sua característica principal era o asseio. Vestimenta, sapatos, secretária de trabalho, tudo impecavelmente asseado. Quando era puto, depois de jogar uma partida de futebol quando faltava um professor, ajeitava sempre o cabelo e dava um toque na vestimenta e sobretudo sapatos.
Encontrei-o na Costa da Caparica, onde reside, tomamos um café e conversamos. E deu nisto.

ZECA, tu e a vida. Têm boas relações?


Sim, não tenho nada que me queixar da vida. Eu e a vida entendem-nos bem. Fiz o meu curso técnico/profissional, preparei.- me para a vida e ela ofereceu-me condições de trabalho compatíveis. Não devo nada à vida nem ela me deve nada a mim. Fiz o meu percurso, recebia uma remuneração e em troca dava o meu trabalho

Qual a melhor recordação da tua juventude?

Foi tudo bom. Os meus pais foram meus amigos e tive um boa juventude. Bailes, jogar á bola, namoricos, escola, enfim, aquelas coisas ..

Qual dessas coisas gostavas mais?.

O que eu gostava mais era de jogar à bola. Eram horas e horas a jogar faltava as aulas, jogávamos à bola o dia inteiro.

Qual o lugar?

Eu era o camisa 6. Diziam que jogava como o Peppe do FCPorto. Fazia aberturas muito boas. Tinha visão de jogo. Jogava de cabeça levantada. Colocava-me ali à frente dos centrais, e fazia a jogada de contra ataque. Na equipa da Escola era o Agostinho ou o Nuno. Eu fazia o lançamento para eles e eles centravam para o ponta e o Jacinto Ferreira, que era o ponta de lança, fazia muito golos assim.

Quem jogava nesse team da Escola?

A equipa era, Malaia, Júlio Piloto, Caronho, Julião e Pinto Faria, Zeca Bastos e Xavier, Agostinho, Jacinto Ferreira, Orlando Bica e João Parra.

Qual é o lugar mais bonito e mais fácil no futebol?

Defesa Central Joga de frente para a bola e com um quarto de defesa, aquilo é canja..

Profissionalmente como foi?

A minha vida foi BNU. Quarenta anos nos serviços de contabilidade. Adaptei-me bem. Ainda sou dos tempos em que nós entrávamos às dez horas da manhã.

O melhor amigo lá no banco?

O Proença de Estremoz, bom camarada.

Como consomes o tempo agora?

Tenho dois netos. e é com eles que passo o tempo. Gosto muito de crianças e passo dia com elas, brincando. Acho que as crianças brincam pouco. Ainda mal acabaram de nascer já estão entrar na escola para aprender e isso é violento Não podemos transmitir às crianças a ideia que a vida é complicada; eles terão oportunidades mais que suficientes para se aperceberem disso. A vida terá de ser vivida com amor e isso hoje é coisa que não há. Devemos proporcionar uma vida de criança às crianças, para que elas mais tarde se lembrem que foram crianças. Algumas crianças hoje, praticamente, nascem já com uma arma na mão. Isso é horrível. O meu conceito de avó baseia-se naquela máxima que se diz por aí :«os pais educam e os avós deseducam», isto no sentido em que quero ver os meus netos felizes e de bem com a vida.
Depois disso, trato do físico fazendo todos os dias, fazendo uma marcha de uma hora.

Um voto.

Um grande abraço para a malta que vai estar no almoço da Escola.

Texto de

João Brito Sousa