quinta-feira, 7 de setembro de 2017

FALECIMENTO



MORREU O ENGº. OSVALDO BAGARRÃO,
QUE FOI PROFESSOR DA NOSSA ESCOLA


Com a proveta idade de 94 anos, faleceu em Faro, onde vivia há cerca de 6 décadas, o engenheiro Osvaldo Baptista Bagarrão, que foi dedicado professor da Escola Tomás Cabreira, de modo próprio nas áreas da ciência eletrónica e com relevância para o Curso de Montador Eletricista. Natural da cidade de Tavira, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Engenharia do Porto e foi uma figura marcante da vida algarvia desde o final da primeira metade do século XX. Anteriormente às funções exercidas na nossa Escola o sempre saudoso e muito estimado Engº. Bagarrão lecionou na Escola Industrial de Silves e foi, a convite do Dr. Luís Gordinho Moreira, seu colega nos quadros docentes deste estabelecimento e que assumira a presidência da Câmara Municipal de Faro em 1957, que veio para a capital algarvia, como diretor dos Serviços Municipalizados. Com este lembrado Amigo e Mestre trabalharam muitos «costeletas» quer naquele Município como na Federação dos Municípios do Distrito de Faro, entre os quais e corno seu Adjunto o Engº. Diamantino Piloto, sempre presente na nossa memória. O Engº Osvaldo desempenhou importantes cargos em vários sectores da vida algarvia, de entre os quais lembramos o de Delegado da Direção Geral dos Desportos (funções durante as quais se construiu o primeiro pavilhão desportivo de Faro, na Escola D. Afonso III), o de presidente da Assembleia Geral e da Direção da Associação de Futebol do Algarve, bem como do Rotary Clube de Faro, de administrador da Companhia do Cine Teatro Farense, etc. estando também ligado à construção da pista do Ginásio de Tavira e da iluminação e arrelvamento do Estádio de São Luís, na capital algarvia. O funeral do saudoso mestre
e amigo realizou-se da Igreja de ao Pé da Cruz, em Faro, onde o corpo do lembrado extinto esteve em câmara ardente, para o Cemitério de Tavira.

Na pessoa de sua dedicada esposa, Sra. D. Leonor Bagarrão apresenta à família enlutada as expressivas condolências de todos os costeletas.
João Leal