quinta-feira, 21 de setembro de 2017

INFORMANDO


NO CENTENÁRIO DE «OS HANGARES 


Os Hangares é um aglomerado marítimo - ilhéu que se situa na Ilha da Culatra e que em fins de Agosto completou o 1 º centenário da sua existência. Deve o seu nome à instalação de uma base durante a I Guerra Mundial para apoio aos hidroaviões e a recente realização, com assinalado êxito do pela 2ª vez consecutiva do «Sun Set», organizado pelo Rotary Clube de Faro que ali fez escala, trouxe-nos à memória os passeios anuais que a Escola ali fazia, a bordo do «Isabel Maria» ou do «Gavião», num dia preenchido com passeio pela Ria Formosa, banhoca, almoço e bailação. Por «Os Hangares», no seu centenário, também fazem parte da história centenária da Escola Tomás Cabreira!

João Leal

COMENTANDO A INFORMAÇÃO DE JOÃO LEAL SOBRE ALBERTO ROCHA



Alberto Rocha e seus filhos
 
A minha amizade com o Alberto dos Santos Rocha teve o seu inicio  nos anos cinquenta.
Sem receio de me enganar direi que a sua existência tem no mínimo 65 anos.
Depois dos tempos de escola, fui acompanhando o Alberto Rocha, sem muita regularidade, embora soubesse que assumiu  continuar e desenvolver o lagar de azeite que havia herdado, localizado em Santa Catarina da Fonte de Bispo, e a instalação duma Cerâmica,  fabricando artesanalmente ladrilhos, telhas e outros, e que são os referência de qualidade.
Reconheço toda a verdade existente no texto que o  João Leal em boa hora resolveu deixar testemunho do nosso blogue.
Permito-me – esperando a compreensão do João – que lembremos que uma empresa individual de média dimensão, raramente se desenvolve com objectivos futuros de longo ou médio prazo, se não tiver  continuadores no seio da família. O Alberto Rocha, felizmente tem nos seus descendentes esses continuadores, particularmente o seu filho  Renato Rocha,  no lagar e sua filha Elisabete Rocha, na cerâmica.
Proliferam os exemplos diários de empresários individuais, que criaram ao longo da vida, mercê do seu trabalho, empresas de sucesso,  que por cansaço e carência da necessária vitalidade própria do avançar da idade, morreram...porque lhe faltaram sucessores capazes de continuar.
O Alberto Rocha e família podem considerar-se  paradigmas de sucesso.

Jorge Tavares