sábado, 12 de outubro de 2019

INFORMANDO


Estrada da Praia de Faro vai ser requalificada com ciclovia
O Município de Faro diz ter celebrado no passado dia 1 de outubro, a empreitada de “requalificação da CM 527-1 com construção de ecovia”, que tem como principal objetivo a implantação de uma pista ciclável na estrada municipal que dá acesso à Praia de Faro, no troço Aeroporto / Praia, na freguesia do Montenegro.

Em comunicado a edilidade adianta que com esta intervenção, «pretende-se dar continuidade à ciclovia existente que termina junto ao posto de abastecimento de combustível, formalizando uma ligação ciclável entre o aeroporto e a Praia de Faro, estando prevista a execução de uma rotunda no cruzamento da estrada municipal com a estrada Arábia / Quinta do Eucalipto e, ainda, a reconfiguração da entrada na Rotunda do Aeroporto, que passa a ter duas vias para melhorar o escoamento dos fluxos de trânsito».

A intervenção foi adjudicada à Sociedade Manuel António & Jorge Almeida - Construções, S.A. pelo valor de 690.166,10 euros. O contrato segue agora para visto do Tribunal de Contas, ao abrigo das disposições legais em vigor.

IN NOTÍCIAS DO ALGARVE
Um arranjo de Roger

CONSUMO DE ÁGUA NO ALGARVE


Água nas barragens dá para abastecer Algarve até final do ano
A água armazenada nas barragens algarvias é suficiente para o consumo humano na região até ao final do ano e não há "zonas críticas" no Algarve a nível de abastecimento, disse hoje à Lusa a porta-voz da Águas do Algarve.
Segundo Teresa Fernandes, são necessários 72 milhões de metros cúbicos para abastecer de água a região do Algarve durante um ano e é esse valor que está actualmente nas barragens de Odeleite, Beliche e Odelouca, sendo que esta última serve apenas para abastecimento humano.No entanto, é necessário ter em conta a água utilizada pela agricultura, que utiliza também duas das três barragens algarvias.
A porta-voz da empresa responsável pela gestão do sistema municipal do abastecimento de água nos 16 municípios da região indicou que não existem "zonas críticas" de abastecimento às populações, já que a estação elevatória reversível de Loulé permite a "transferência de água de barlavento para sotavento e vice-versa" . No que toca às zonas com "falta de água", como é o caso do concelho de Castro Marim, onde a autarquia está a levar água a cerca de 30 povoações em auto tanques, Teresa Fernandes referiu que se trata de localidades ainda sem ligação à rede, já que a empresa fornece os municípios e estes, por sua vez, "abastecem as populações".
Águas do Algarve faz a gestão da água das barragens, mas também do aquífero Querença - Silves (águas subterrâneas), o principal da região, ao qual já "têm recorrido" numa gestão integrada de todas as fontes, para que "não se esgote nenhuma das origens", frisou.

A entrada na chamada época das chuvas, com um novo ciclo hidrológico, traz a expectativa de um reforço das águas nas barragens, embora não haja ainda necessidade "de um racionamento".
Contudo, advertiu a responsável, é necessário sensibilizar as populações para a necessidade da poupança de água e, acima de tudo, para o "combate ao desperdício".
A empresa responsável pelo abastecimento de água no Algarve irá manter uma monitorização do aquífero e do nível das barragens, estabelecendo uma "ligação directa e diária" com a Águas de Portugal.
Vai também manter activa uma campanha lançada no verão para contribuir para a consciência colectiva de uma situação que, "não sendo alarmante", deve ser encarada como alguma atenção, concluiu.

IN NOTÍCIAS DO ALGARVE
Um arranjo de Roger


CRÓNICA DE FARO de João Leal


“Mãe Coragem”

      Quando, festiva e merecidamente, completou o centenário (3 janeiro 2013), marco significativo e referenciável de uma longa dinâmica vida sempre ocorrida em testemunhar os valores cívicos e morais maiores, chamei-lhe, com toda a probidade e sem que o grande afecto que nos unia, provocasse indevidos louvores, de “Mãe Coragem”. Lembrei-me então da peça do mesmo nome, da autoria do dramaturgo Bertold Brecht, na memorável encenação dessa grande senhora do teatro português, Eunice Munhoz.
      É que a ora falecida, em Faro, de que era uma das mais antigas habitantes, Almerinda Guerreiro de Brito, foi-o sempre uma outra “Mãe Coragem”, lutando com garra, empenho, dignidade e um comprovado heroísmo, no seu anonimato, uma irmã gémea da principal figura brechtiana, como assumiu ao longo de tantas e tantas décadas.
      Nascida no bucolismo desse Algarve verdadeiro, que são as “Hortas” dos Vilarinhos, nos arredores do honrado concelho de São Brás de Alportel, facto que com muito orgulho e uma veneração indelével sempre o referia a “Mãe Almerinda”, tempo volvido do casamento, que o foi de uma vida, com o alentejano, saudoso, benquisto e trabalhador “Tio Pepe”, tão repentinamente desaparecido do nosso convívio, radicou-se na capital sulina, nesse bairro do Alto Rodes, outrora uma periferia citadina, que era residência de quantos procuravam a cidade em busca de um amanhã melhor para si e para os seus.
      E conseguiu-o com aquela determinação, empenho e espírito de sacrifício, quantos e quantos o realizaram ao longo da vivência matrimonial, legando “urbi et orbi”, que o mesmo é dizer “à cidade e ao mundo” uma trilogia de filhos, que são referência comunitária.
      O Henrique (presidente do Rotary Clube de Faro, com serviço permanente à Humanidade – “quem não vive não serve para viver”), o António (conceituado mestre da arte de mecânica auto e hoje cotado empresário do ramo automóvel no Canadá, onde se encontra há muitos anos) e o mais jovem, o Daniel, todos de sobrenomes Brito Figueira (uma referência respeitosa e respeitável), que foi conceituado funcionário da TAP Air Portugal e é um dedicado colaborador da Misericórdia de Faro, são a imagem remanescente deste casal, cuja matriarca, a “Mãe Almerinda”, a proveta idade de 101 anos deixou na saudosa lembrança de uma das amizades maiores e das mais assinaladas referências da nossa vida!
      “Minha aldeia voltei…” lá estava no mausoléu do poeta sambrazense Bernardo de Passos, no Cemitério de São Brás de Alportel, onde foi exumada a frase a aguardar esta “Mãe Coragem”, nascida há mais de um século ali bem perto, nas Hortas doa Vilarinhos e retornada à terra natal. Na nossa sempre saudosa lembrança o exemplo maior desta algarvia “Mãe Coragem”!
João Leal

POESIA




                  Segue o bem


Não fujas, vai devagar,
Não mintas, diz a verdade,
Nada digas antes de pensar, 
Abomina sempre a crueldade!

Abre o coração ao bem fazer
Mesmo que vivas num mundo cão,
Sentir-te-ás bem podes crer.
Faz disso tua grande paixão

Que os lobos uivem que importa?
Que pareça desmoronar-se o mundo!
Que raios e coriscos caiam à tua volta,
Não vaciles, segue esse sonho profundo!

Não admires os que não prestam,
A aura das aparências não sigas,
Segue os bons que ainda restam,
Manda os maus às urtigas!

Os reles terão curto tempo,
São como o tornado que arrasa, 
Queima, destrói, num momento, 
Mas depois, extingue-se, passa!

      Manuel Inocêncio