sábado, 12 de junho de 2021

«BOLA AO CENTRO» JOÃO LEAL


         GONÇALO E VIRGÍNIA,

DOIS JOVENS ALGARVIOS,

VICE - CAMPEÕES EUROPEUS (SUB 21)


              Ainda não foi desta e é atingida, pela terceira vez, a disputa da final, que Portugal venceu o Campeonato Europeu de Sub - 21. Trata-se do único título que, a nível da Europa, falta ao brilhante currículo da Federação Portuguesa de Futebol e que, tem sido, pertinazmente perseguido. Disputado na Eslovénia e Hungria, o nosso onze treinado por Rui Jorge, eliminou na fase final as fortes formações da Itália (5-3) e da Espanha (1-0) e defrontou no prélio decisivo a campeã Alemanha. O jogo disputou-se no «Stozice Stadion», na cidade eslovena de Ljubljiana e o desfecho final foi favorável aos germânicos por um golo solitário.

              Dois moços algarvios estiveram nesta equipa, sendo portanto subcampeões europeus e reafirmando a sua valia como firmadas esperanças. Trata-se do guarda redes João Virgínia. que alinha no clube inglês da «Premier Ligue», o Everton e do avançado do Sport Lisboa e Benfica, Gonçalo Ramos.

              João Manuel das Neves Virgínia, nascido em Faro (10 de Outubro de 1999), tem contrato com o Everton até Julho de 2024 e iniciou-se nos escalões de formação no Ferreiras (2008/09 e 2009/10), estando depois uma época no C. R. Portimão, transferindo-se para o Sport Lisboa e Benfica (2011/12 a 2014/15) donde seguiu para o londrino Arsenal (2015/16 até 2017/18) e, o Reading e o Everton, onde nesta temporada alinhou em 9 jogos, com 767 minutos jogados e 8 golos sofridos.

         Gonçalo Matias Ramos é natural de Olhão (20 de Junho de 2001), filho de Manuel Ramos, tem contrato com o Sport Lisboa e Benfica até Junho de 2024 e uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros. Esta época representou o clube da Luz na Liga Europa (2 jogos) e em provas nacionais na I Liga 4 jogos, 2 golos), na II Liga (12 encontros, 11 tentos), nas taças de Portugal (5 jogos, 2 golos) e da Liga (1 prélio, 0 golos). Neste Europeu de Sub 21 o jovem dianteiro olhanense marcou um golo frente à Itália.

            Dois jovens algarvios, João Virgínia e Gonçalo Ramos, campeões europeus de sub 21, que já são nomes em destaque no futebol europeu.


                                                                  JOÃO LEAL


Sem comentários:

Enviar um comentário