quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


                          «CEM ANOS DE LUTA»   

                                                            P.C.P.

       Na Galeria Municipal, em São Brás de Alportel e promovida pela Comissão Concelhia do Partido Comunista Português (PCP), decorreu a apresentação do livro «Cem anos de luta ao serviço do Povo e da Pátria pela Democracia e Liberdade». Assinala o mesmo, que tem 304 páginas e numerosas gravuras, o centenário deste histórico partido político que foi fundado em 1921. Usaram da palavra os dirigentes comunistas Mário Cunha (da Comissão Local e membro da DORAL do PCP) e Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central.


    «CORO JUVENIL DE SÃO PEDRO DO MAR / QUARTEIRA - 25 ANOS»

             Com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira veio a público o livro «Coro Juvenil de São Pedro do Mar», que assinala as «Bodas de Prata» deste agrupamento da paróquia quarteirense. Historia a evolução do Coro, fundado em 1996 pelo Padre Licínio Cardoso e actualmente conta com 30 elementos, com idades entre os 5 e os 56 anos, sendo dirigido por Sílvia Espadinha. Inclui o testemunho de muitos membros, antigos e actuais, faz referência à Escola de Música do Padre Elísio Dias e inclui a partitura do Hino de São Pedro do Mar, composto pelo Padre Miguel Carneiro, a quando da inauguração, em 1995, do templo paroquial.


                    «DOZE DIAS»

                                                        TIAGO FEIJÓ

                O «Prémio literário Manuel Teixeira Gomes», instituído pela Câmara Municipal de Portimão, a que concorreram 76 obras, foi atribuído a «Doze Dias», da autoria do escritor brasileiro Tiago Feijó.

                O Júri foi presidido pela escritora Maria do Vale Cartaxo, que por 3 vezes venceu este Prémio.

                  Nascido em Fortaleza (Ceará - Brasil) Tiago Feijó é licenciado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (São Paulo) e já foi galardoado em vários certames literários.


                                   «EM BREVE, MEU AMOR»

                                                                     ANA SOFIA BRITO

                 É uma colectânea de textos em prosa e poesia este livro «Em breve, meu amor», escrito por Ana Sofia Brito e apresentado no âmbito das comemorações do 17º aniversário da Biblioteca Lídia Jorge, em Albufeira. A apresentação incluiu um concerto pelo artista Ricardo Anastácio.

                          

                               «AS PESSOAS INVISÍVEIS»

                                                               ARQ. JOSÉ CARLOS BARROS

             O importante prémio literário «Leya 2021», um dos mais cotados no panorama português, foi atribuído ao livro «As pessoas invisíveis», da autoria do arquitecto paisagista José Carlos Barros. Concorreram ao que é um dos principais galardões para romances escritos em língua portuguesa 732 originais. Foi referido que o livro, a ser publicado pela Editora Leya e com um prémio pecuniário de 50 mil euros, representa «um trabalho de linguagem, domínio da oralidade telúrica, que leva a contrastar com a riqueza do vocabulário e referências histórico - sociais», tratando-se de uma viagem por Portugal desde a década de 40 aos nossos dias, conforme nota do Júri presidido pelo poeta Manuel Alegre.

             Natural de Boticas, o autor, que reside há décadas em Cacela, é licenciado em arquitectura paisagista pela Universidade de Évora, foi deputado à Assembleia da República, vice - presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e director do Parque Natural da Ria Formosa.


                              «UM MARCO NA CIDADE DE FARO»

                    Assinalando os 55 anos de fundação do Hotel Eva, na capital algarvia, de que foi principal promotor o empresário Aníbal da Cruz Guerreiro, foi editado pelos actuais proprietários, Grupo Hoteleiro AP (António Parente), o livro «Um marco na cidade de Faro. A obra, que tem prefácio do empresário António Parente, Presidente da AP Hotels, que incorpora o «Hotel AP EVA Senses», teve edição da Editora «Guerra e Paz» e coordenação de Cristina Baptista, em escrita bilingue (português e inglês).

                         Foi apresentado no decurso de um jantar comemorativo em que actuou a fadista Roseta Cuca.


                                                                         JOÃO LEAL


Sem comentários:

Enviar um comentário