terça-feira, 21 de dezembro de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                   «FARO, MUNICÍPIO DO ANO - 2021»


                  Qualquer galardão ou referência positiva à Terra Mãe enche-nos de júbilo e estimula o ego em relação a este pedaço do Algarve onde tivemos a dita de nascer, situação que aplica, naturalmente, quando a situação se dirige à Região.

                    Em cerimónia realizada no Funchal, Faro foi distinguido com o título de «Município do Ano», por via do seu programa «Faro Activo». 

                     Visa este certame, que anualmente distingue uma Autarquia, «destacar boas práticas dos municípios portugueses, nomeadamente pelos projectos a concretizar no território, economia e sociedade, na perspectiva da inclusão e da sustentabilidade» 

                    O programa municipal «Faro Activo», iniciativa da Câmara em parceria com mais de 50 entidades associativas e empresariais do Concelho, aponta para que a oferta desportiva existente chegue ao conhecimento e acesso de um número cada vez mais alargado de cidadãos.

                     Hemos assim um caminho apontado e realizado, que foi, merecidamente, alvo da atribuição do honroso título de «Faro, Município do ano - 2021».


   «FESTIVAL DE CINEMA E LITERATURA DO ALGARVE»

                     Com início em 2022 o Algarve ganha um novo «Festival de Cinema e Literatura», o que representa um elemento de seguro impulso para a cultura regional. Sucede a idêntico certame, iniciado em Abril de 2019, em Olhão e no colmatar das lacunas criadas pela extinção do «365, Algarve». Acresce ainda que será uma valiosa referência na apreciação da candidatura de Faro a «Capital Europeia da Cultura - 2027».

                     Contando com o apoio da Delegação Regional da Cultura e em cooperação com a Câmara Municipal de Faro, Cine Clube de Faro e Ar Quente, este anunciado «Festival de Cinema e Literatura do Algarve, segundo as suas dinâmicas promotoras Candelas Varas e Débora Pinho Martins, conhece na capital sulina o «cenário propício para a sua realização».


Sem comentários: