terça-feira, 19 de julho de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



UM TORNEIO QUE URGE PROMOVER


                   Era dos grandes acontecimentos do Verão, ali no Largo da Feira, o Torneio Popular de Futebol, que o prevalecente espírito pedagógico do sempre saudoso Sr. Dâmaso da Encarnação ( «Mr. Cassiano») era a alma maior. 

                    Equipas, ditas de «clubes populares» disputavam-no com ardor, empenho e entrega, com resultados que são por todos demasiado conhecidos. Sobretudo e muitas delas fazendo surgir futuras estrelas do futebol português, era o aparecimento de novas figuras que iam valorizar os clubes nacionais, de modo próprio, o glorioso Sporting Clube Olhanense.

                      Claro que não olvidamos nem o queremos presumivelmente armados em «inofensivos inocentes» esquecer a presença e o olhar argutos dos ditos «olheiros» ou mesmo dessa novel e importante, monetariamente, classe de «agentes de jogadores», ávidos de novos negócios. Mas esse é, quanto a nós, um mal a encarar, face aos objectivos maiores em jogo. Será que não encontraríamos nos jovens locais o número suficiente de profissionais ao dispor do futebol do Olhanense para colmatar a contratação de muitos pseudo valores que época, após época, são contratados? E o mesmo ponto interrogativo se estende a outras agremiações, como é o caso do Lusitano Moncarapachense, integrado que o está na III Liga.

                         Talvez que o Município de Olhão, através da sua Divisão do Desporto e face aos interesses concelhios em jogo tenha uma palavra própria a dizer sobre estes saudosos e desejado «Torneios Populares de Futebol». Já não é praticável o Largo da Feira, palco de tantas e tão emotivas edições do certame. Mas o Campo Municipal oferece acrescidas vantagens na sua efectivação.

                                                                         JOÃO LEAL


Sem comentários: