quarta-feira, 20 de julho de 2022

crónicas do meu viver olhanense


PADRE ARMANDO AMÂNCIO, 25 ANOS DE SACERDÓCIO


      Vinte e cinco anos de ordenação sacerdotal do Padre Armando José Costa Vilarinho Filhó Amâncio, ocorrida na Igreja de São Pedro Pescador em Quarteira (29 de Junho de 1997, sendo ordenante o Bispo Emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias), foram festiva e significativamente assinados no decurso de uma concelebração eucarística na Igreja Matriz de Olhão.

O Rev. Padre Armando Amâncio é desde 2015 Pároco desta Comunidade, assim como do Siroco, Culatra e Quelfes, numa entrega plena á missão a que se devotou.

Curiosamente é bisneto de Armando Amâncio, um dos fundadores, em 1912, do glorioso Sporting Clube Olhanense, o maior embaixador desportivo deste concelho. Uma coincidência de factos e memória que nos faz pensar nos desígnios do Senhor.

Conhecemos desde jovem, dos tempos em que era acólito na Sé Catedral de Faro, quando a paroquiava o sempre lembrado Cónego Dr. Henrique Ferreira da Silva (o «Irmão Henrique»).

Na sua mensagem, ao presidir à concelebração aniversariante, o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, destacou: «a minha presença quer significar o reconhecimento e gratidão que a Diocese tem pelo seu Ministro».

Ao Padre Armando Amâncio, a quem nos une uma amizade de décadas, o nosso apreço pela sua dedicação à Igreja de Cristo e à sua permanente disponibilidade de Servir.



                                                         JOÃO LEAL


Sem comentários: