quarta-feira, 20 de julho de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



QUEM FOI O «FUSETEIRO» RAÚL ALEXANDRE, INTERCIONAL NUM PORTUGAL / ESPANHA?


   Nem nos mais de vinte anos que vivemos na Fuseta, quer nas conversas e em posteriores averiguações, nunca ouvimos qualquer referência a esta craque futebolista dos anos 30 do século passado.

Raúl Alexandre nasceu na «Branca Noiva do Mar» e deve ter ido residir, muito jovem, para Setúbal, como foi hábito durante décadas e décadas por via da actividade piscatória do pai.

   Na «Rainha do Sado», tão profundamente ligada às gentes do concelho de Olhão, deve ter dado nas vistas pelas suas qualidades futebolísticas. Iniciou-se e jogou no Vitória Futebol Clube, a mais representativa e histórica agremiação setubalense e que foi um dos maiores do futebol português.

     Certo é que este «filho da Fuseta», de seu nome Raúl Alexandre, fez parte da Selecção de Portugal que, em 30 de Novembro de 1930, no desaparecido Campo do Ameal, no Porto, defrontou a equipa nacional de Espanha e perdeu por 1/0. Em que posição alinhava? Conforme o refere o jornalista monchiquense dr. Armando Alves, no seu excelente livro - álbum «Cem anos do futebol algarvio», comemorativo do centenário da Associação de Futebol Algarve, o internacional fusetense tinha como posição «universal», o que entendemos como adaptável a várias posições.

       Quem foi Raúl Alexandre? Quem eram os pais? Qual o seu percurso futebolístico? Perguntas a que não conseguimos responder. Mas talvez algum dos nossos leitores nos possa ajudar....


                                                         JOÃO LEAL 


Sem comentários: