quarta-feira, 20 de julho de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                         «CARTAS DE SÃO JOÃO»

                                            CÓNEGO MÁRIO SOUSA

    A CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) trouxe a público, no âmbito do projecto de uma tradução actualizada em português, o voluma dedicado às «Cartas de São João», um dos livros sagrados do Novo Testamento. O sacerdote algarvio Cónego Mário Sousa, natural de Vila Real de Santo António e Prior da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Portimão) é o Coordenador desta tradução bíblica. Na leitura destas «Cartas de São João» verifica-se a existência de «divisões nas primeiras comunidades cristãs».


                    «REVISTA PORTUUGUESA DE HISTÓRIA MILITAR»

          Veio a lume o 2º volume da «Revista Portuguesa de História Militar», dedicado «à Fundação e Expansão - séculos XIII a XVI». No que se refere ao Algarve merece destaque o estudo do investigador vilarrealense Dr. Dr. Fernando Pessanha de modo próprio no que se refere à transição do século XV para referir a expansão no Norte de África e a pirataria magrebina na costa algarvia.


                       «VIDA - UM POEMA»

                                         DR. FERNANDO CABRITA

                 Da autoria do erudito advogado olhanense e um dos nomes maiores da poesia algarvia contemporânea, Dr. Fernando Cabrita, veio a público o livro «Vida - Um Poema», numa edição da Labirinto. Houve a tal propósito uma pré-apresentação durante o «Festival Edita» que decorreu em Punta Umbria (Espanha). O seu autor tem livros publicados em português, castelhano, francês, russo, polaco e turco.


                      «JÚLIA PALHINHA E O GRILO ASA DE PAPEL»

                         NELSON INOCÊNCIO


      Natural de Monchique, onde nasceu há 45 anos, Nelson Inocêncio, residente em Portimão, é o autor do livro infantil «Júlia Palhinha e o Grilo Asa de Papel», uma curiosa obra para a gente moça.


                                             JOÃO LEAL 


Sem comentários: